O que é um rastreador veicular e quais suas vantagens

O rastreador veicular é uma tecnologia usada para garantir a localização de veículos. O equipamento também pode ser usado para a recuperação de automóveis em casos de roubo ou furto.

Publicidade


Desta forma, o rastreador veicular se torna essencial para veículos brasileiros. Até porque o país tem cerca de uma ocorrência de roubo ou furto de veículos por minuto, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança.

Além disso, ele pode garantir uma maior segurança em caso de sequestro. Alguns modelos oferecem um botão de pânico que pode ser acionado nesta situação de emergência.   

                                        

Mas o que é um rastreador veicular?             

Basicamente é um aparelho de geolocalização instalado no interior dos veículos. A sua função é indicar a exata localização de carros, motos, caminhões, etc.

Assim, ele permite que uma central ou o próprio dono do veículo saiba onde o carro está. 

        

Os modelos           

Há três tipos de rastreador veicular disponíveis no mercado.  Existe aquele que conta com a tecnologia do GPS, que recebe por meio de satélites dados de latitude, longitude e direção.

Assim, coordenadas geográficas são enviadas com informações mostradas em um mapa para que a central ou o usuário acesse os dados e localize o veículo.

Ele é interessante para motoristas que viajam para lugares remotos por sua capacidade de localização em espaços amplos.

Tem também o rastreador por radiofrequência que utiliza os sinais de antenas. Este tipo é bastante potente e pode encontrar um veículo estacionado no subsolo, por exemplo.

Ainda há o rastreador híbrido, que usa as duas tecnologias, GPS e radiofrequência. 

 

Vantagens         

Confira algumas das principais vantagens em adquirir um equipamento.

 

Aumente a chance da recuperação

O principal benefício do rastreador veicular é a recuperação de automóveis furtados ou roubados. É muito mais difícil localizar um veículo sem rastreador. Você dependerá de fatores externos para que isso aconteça. É claro que o percentual de êxito será maior se houver agilidade na comunicação do crime e o equipamento esteja em uma boa qualidade.

 

Economize no seguro

O seguro é responsável por ressarcir os prejuízos de um veículo. Por isso, quem tem um rastreador veicular pode pagar menos na hora de contratar este serviço. O desconto é oferecido pelas seguradoras, justamente, porque o aparelho facilita a localização em caso de roubo ou furto.

 

Rastreamento online

O rastreador veicular é uma função em tempo real. Ou seja, você pode saber exatamente em qual local o veículo se encontra. Além disso, pode acompanhar tudo por meio de um aplicativo de celular. Isso pode diminuir o tempo de busca e garantir a recuperação.

As centrais costumam disponibilizar uma assistência 24 horas para os clientes.      

                                                                       

Fácil instalação            

Apesar da tecnologia avançada, a instalação não é um bicho de sete cabeças. Agora, ela precisa ser feita por profissionais especializados.

O processo levar poucos minutos e o carro já pode ser rastreado.

O que você achou dos benefícios do rastreador veicular? Você viu que além de ajudar na localização, ele proporciona segurança para o dia a dia do motorista.

Publicidade

Veja Também