Qual o preço e quando comprar dólar?

Talvez você conheça alguém que conhece alguém que trabalha com câmbio. É muito comum essas pessoas falarem que seu amigo sabe confirmar quando haverá uma mudança significativa no preço do dólar. Fique atento!

Mesmo que a pessoa mexa com câmbio nunca nada é garantido quando se trata de prever o aumento ou queda do dólar, ou seja, nunca se sabe qual será realmente seu valor no próximo mês ou ano.

O que existe são tendências econômicas. Geralmente o dólar é bastante afetado quando existe alguma alteração na política como em tempo de eleições, crises econômicas, enfim, quem estuda essas tendências são importadores, investidores, exportadores e o governo.

VEJA MAIS SOBRE TAXA DE CÂMBIO

Tipos de dólar

Talvez você não saiba, mas existem três tipos de dólar: dólar paralelo, dólar comercial e dólar turismo. Quais são as diferenças?

Dólar Paralelo

Sua cotação é utilizada em pontos de vendas, por exemplo, como em qualquer compra que é realizada o dólar também trabalha com o método de oferta e demanda, ou seja, quanto mais pessoas estiverem interessadas e adquirindo o dólar em um período de tempo, mais caro ele ficará.

Dólar Comercial

É utilizado pelo governo e o valor é o anunciado nas grandes mídias diariamente. O valor é determinado como uma base para determinar o custo de importações e exportações realizadas no dia.

Dólar Turismo

Este é o que estamos interessados nesse artigo, normalmente o valor do dólar turismo é maior do que o dólar comercial devido a taxas que são cobradas por casa de câmbio. O valor é sempre empregado quando existe uma troca de dinheiro por dólar, passagens, reservas e hospedagens internacionais.

Qual a melhor hora para comprar dólar?

Infelizmente ninguém pode afirmar com certeza qual é a melhor hora para comprar dólar, quem deseja viajar precisa se atentar a três coisas importantes:

  1. Pacote de viagem
  2. Reais (R$) disponíveis
  3. Dólar para a viagem

O momento mais propício para comprar dólar é quando você tem recursos suficientes para fazê-lo de forma que não afete negativamente suas finanças.

Com certeza já deve estar cansado de ouvir isso, mas é preciso ter um planejamento ou as coisas podem sair do controle.

A melhor forma de conseguir economizar na compra do dólar é primeiramente identificar dois pontos extremamente importantes:

  1. Quando precisará do dólar
  2. Quanto será necessário

O indicado é comprar dólar constantemente em intervalos de tempos.

Portanto, estude quanto gastará em média por dia na sua viagem e divida todo o valor em um período de tempo quinzenal ou mensal para a compra do dólar. Troque sempre a moeda no país de origem.

O mais correto para uma viagem internacional é nunca deixar para fazer a compra do dólar ou reservas e passagens de última hora, além de muito arriscado corre-se o risco de pagar um valor extremamente alto para conseguir realizar a viagem.