Você sabe a diferença entre o que significa dólar comercial e dólar turismo? Não? Tudo bem. Fique conosco e acompanhe esse artigo que preparamos para que você entenda todas as diferenças.

É muito comum as pessoas ficarem bastante confusas ao entrarem em contato com diferentes tipos de dólar. Afinal de contas, se a moeda é só uma, o valor deveria ser o mesmo. Ao menos é o que se passa na mente de quem ainda não sabe a diferença.

Porém, cada situação comercial é diferente. O dólar turismo também é usado para diferentes tipos de comércio. Por essa razão, e por diferentes tipos de encargos, taxações, impostos e interesses, há diferença entre os valores.

O valor do dólar comercial e o valor do dólar turismo ficam diferentes, pois representam situações bem díspares. Acompanhe esse artigo até o fim e entenda de uma vez por todas por que uma moeda é separada de duas formas. E com dois valores totalmente diferentes.

Tenha uma boa leitura!

VEJA MAIS SOBRE TAXA DE CÂMBIO

Dólar Turismo X Dólar Comercial

Quando você está planejando a sua viagem para a Disney, para negócios, intercâmbio ou visitar a família, você cambiará moeda. Para isso, você terá que ir até a casa de câmbio, geralmente as mesmas empresas de turismo, e pedirá para trocar o seu dinheiro.

Esse momento de câmbio é quando você entra em contato com o dólar turismo. Esse é o valor referente às trocas dos valores que irão circular enquanto você estiver fora. As cotações do dólar turismo acabam sendo, então, menores do que a cotação do dólar comercial.

O dólar turismo é puramente a conversão mais a taxa da casa de câmbio. Não há mais adicionais além de algum imposto que possa aparecer. Um dos impostos possíveis, por exemplo, é o Imposto sobre Operações Financeiras.

Diferente do dólar turismo é o dólar comercial. Esse é o dólar que é utilizado para definir as taxas de mercado. É usado em situações comerciais bastante específicas, como para pagar ou receber certos tipos de recursos.

O dólar turismo é usado na circulação corrente do país. Já o dólar comercial, é usado para pagar ou receber recursos, seja durante importações ou exportações de bens e serviços do Brasil com os EUA, seja com o resto do mundo.

Esse jogo de valores comerciais acabam impactando o dólar comercial de forma que fica, geralmente, em cotação mais alta do que o dólar turismo.

Ou seja, se você vai viajar, é o dólar turismo que será importante para você. Não precisa esquentar a cabeça com as diferenças de tipos de dólar. Se você for fazer grandes comércios com o exterior, é o dólar comercial que vai importar para você.

Fique sempre atento aos valores, uma vez que eles mudam a cada dia. E fique também atento às avaliações dos economistas quanto à variação do dólar, pois ele pode despencar ou se elevar alto a qualquer momento.

Esperamos que tenhamos respondido às suas dúvidas.

Obrigado pela leitura!

LEIA TAMBÉM:

Como usar o cartão de crédito no exterior