Oficialmente a moeda da Turquia é a lira turca. Hoje na Turquia você encontra notas de 1 – 5 – 10 – 20 – 50 – 100 e 200 Liras Turcas. Já as moedas são de 1 Lira e de 50 – 25 – 10 – 5 e 1 Kurus.

Mas, a moeda da Turquia é bastante desvalorizada, portanto o indicado é levar Euro ou Dólar em sua viagem para não perder dinheiro. A Turquia tem uma grande relação com os países que fazem parte da Zona Euro o que facilita a troca de euros por liras no país.

Nunca é aconselhável viajar sem dinheiro nenhum, então leve pelo menos 500 dólares ou euros em papel moeda e não retorne da viagem com moeda da Turquia (Liras), pois além de ser difícil realizar a troca, a taxa de câmbio não é boa. Em Istambul os bancos estão abertos de segunda a sexta das 09:00 às 17h30min se precisar, portanto se atente a isso.

CONHEÇA MAIS SOBRE TAXA DE CÂMBIO

Como conseguir liras turcas?

Tenha com você dólares ou euros e então procure uma casa de câmbio para fazer a troca de moedas. Por mais que as casas de câmbio do Aeroporto de Istambul sejam lindas e incríveis a cotação não é, portanto a recomendação é de que aguarde um pouco para realizar a troca quando chegar à Turquia e o faça em Istambul.

Geralmente as cotações com maior vantagem você encontra nas casas de câmbio do Grande Bazar, um dos lugares mais visitados de Istambul com várias lojas e pontos turísticos.

Caso precise realizar algum pagamento e não tenha dólares o suficiente em mãos utilize seu cartão de crédito, vale a pena e só pagará seu saque quando chegar sua fatura.

O cartão de crédito vale a pena usar em viagens internacionais, contudo na Turquia não tem uma grande aceitação, principalmente em estabelecimentos pequenos, por esse motivo é necessário ter dólares em mãos.

Existem quatro vantagens em utilizar o cartão de crédito:

  1. Maior segurança.
  2. Melhor cotação.
  3. Milhas, a melhor maneira de conseguir milhas é através de seu cartão.

Os meios de pagamento aceitos na Turquia são os seguintes:
– Liras turcas;
– Dólares americanos;
– Euros;
– Cartão de crédito;
– Cartão de débito.

Como economizar na compra do dólar?

Compre aos poucos.

Quando decidir que irá viajar comece a comprar o dólar em intervalo de tempo, pode ser quinzenalmente ou mensalmente. Deixar para comprar próxima a data da viagem é arriscado, você terá de pagar o valor que estiver o dólar e este pode ser bem maior do que seguir a essa estratégia.

Fique atento e faça câmbio aos poucos, não troque nunca a moeda da Turquia em aeroportos e não troque tudo o que tem de uma vez.

Enfim, prepare-se. Faça um bom planejamento e escolha bem o local onde realizará a troca da moeda, o restante é mais tranquilo e a Turquia é linda.

Espero que tenha gostado das dicas e elas o ajudem em sua viagem!

TAMBÉM PODE TE INTERESSAR:

Os melhores cartões de crédito internacionais