No mercado financeiro e de consumo nacional, uma das melhores ferramentas financeiras para facilitação de compras, parcelamento de despesas e benefícios extras aos usuários, são as linhas de cartão de crédito.

Existem atualmente centenas de opções de cartão de crédito e administradoras diferentes, seja dos grandes bancos, fintechs especializadas entrando no mercado, ou mesmo grandes redes de lojas e supermercado que oferecem cartões de crédito com benefícios específicos para fidelização do consumidor.

Se você esta no momento de contratação de um cartão de crédito, vamos listar as cinco etapas para escolher o melhor cartão de crédito para sua necessidade.

1.     Entenda sua necessidade

Antes de iniciar qualquer pesquisa, é muito importante entender qual é o objetivo da contratação do cartão de crédito, pode ser muitas vezes apenas pela facilidade na realização das compras e concentração do fluxo financeiro em uma única data do mês. Porém pode estar relacionado também algumas vezes com interesses específicos em benefícios de descontos em estabelecimentos que costuma frequentar, ou programas de milhagem, enfim são vários motivos diferentes que devem ser considerados antes de iniciar a busca.

2.     Escolha a bandeira de seu cartão de crédito

Tendo seu objetivo definido, o primeiro passo antes de avaliar as administradoras, é verificar qual bandeira irá te atender melhor. Hoje em dia os estabelecimentos em geral costumam atender uma grande variedade de bandeiras diferentes, as mais comuns e difundidas são Visa e Mastercard, porém existem outras dezenas, como American Express, hipercard, elo, ticket, diners club, entre outras. A grande diferença é a aceitação do cartão nos estabelecimentos que você irá utilizar. É importante considerar inclusive se irá utilizar no Brasil ou no Exterior também.

3.     Compare as administradoras de cartão de crédito

Após definir a bandeira que melhor atenda a sua necessidade é importante escolher a administradora do cartão de crédito, que pode ser um banco, uma instituição financeira especializada em cartão de crédito ou até mesmo uma loja.

Existem hoje na internet ferramentas que ajudam muito na escolha do melhor cartão de crédito para você, como o site CoteCompare que traz em uma única cotação diferentes opções e características de cartão para você escolher.

4.     Avalie os custos e características do cartão escolhido

Um fato muito importante a ser considerado na escolha do cartão de crédito, são suas tarifas de anuidade e também outras tarifas envolvidas, que podem ser as taxas de juros cobradas nas operações de crédito, tarifas de saque em dinheiro, condições para utilização entre outras.

Existem cartões que possuem anuidades totalmente isentas, outros que possuem a isenção com base em fatores como gastos mensais mínimos e outras que tem a anuidade obrigatória.

Outro ponto muito importante é avaliar a forma de pagamento da fatura, a maioria dos cartões pode ser facilmente pago via boleto bancário em qualquer banco, porém algumas linhas principalmente de lojas, obrigam que o pagamento da fatura seja feito fisicamente na loja, para atrair o cliente para loja, porém pode gerar complicações já que será obrigatório todos os meses ir pessoalmente efetivar o pagamento.

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5.     Compare os programas de milhagem e benefícios

Os programas de milhagem e benefícios, com certeza fazem total diferença entre as opções de cartão de crédito disponíveis, os mais famosos são os planos que conforme a sua utilização de gastos no cartão, são acumulados pontos que podem ser trocados por passagem aéreas ou prêmios.

A grande diferença é a conversão dos pontos, existem cartões que geram mais pontos do que outros, assim como existem programas bem diferentes com prêmios e companhias áreas melhores do que os outros.

Por fim os benefícios adicionais também podem fazer diferença, cartões de hipermercados por exemplo, oferecem descontos exclusivos para portadores do cartão de crédito, assim como postos de combustíveis e outros estabelecimentos, que podem incentivar a contratação destes cartões para clientes que utilizam muito os seus serviços.