O uso de cartão de crédito é muito comum hoje em dia, mas uma grande preocupação em relação a essa ferramenta tão útil é a possibilidade de clonagem. Então, o que fazer e como podemos evitar cartão de crédito clonado?

A primeira coisa a saber é que o cartão de crédito é um mecanismo bastante seguro, desde que utilizado da forma adequada. Por isso é importante seguir algumas dicas de segurança para evitar que o seu cartão de crédito seja clonado. Confira:

1.      Lembre-se que o cartão de crédito é de uso pessoal e intransferível

Você nunca deve emprestar seu cartão de crédito ou repassar sua senha para ninguém. É essencial que suas informações de segurança sejam pessoais e somente você tenha acesso a elas. Nunca se sabe em quem podemos confiar e o cartão de crédito clonado pode acontecer.

2.      Escolha uma instituição confiável

Hoje em dia é muito comum encontrarmos instituições que oferecem cartão de crédito a seus clientes, mesmo no meio digital. Então o importante e conferir a confiabilidade dessas instituições. Verifique os sites de reclamações e também o SAC da empresa antes de solicitar o seu cartão.

3.      Confira os seus dados do cartão periodicamente

A maioria das instituições possui um sistema de segurança, onde é possível estornar valores indevidos das faturas antes do pagamento, e assim bloquear o seu cartão de crédito clonado. Então tenha o hábito de acompanhar com frequência os lançamentos ocorridos, assim é mais fácil conseguir evitar gastos indesejados.

4.      Cuidado com dados digitais

Muitos falsários se utilizam dos dados que você cadastra na web para ter acesso as suas informações pessoais, então é sempre coerente ter cuidado com os locais em que você cadastra suas informações pessoais. Sempre verifique se o site é realmente confiável.

Tomando essas precauções você minimiza a ocorrência de cartão de crédito clonado, e se mesmo assim ocorrer, lembre-se de notificar seu banco imediatamente.