Chegou o momento de começar a usar o cartão de crédito com mais responsabilidade.

Existem inúmeros fatores que podem comprometer nosso orçamento, um dos principais hoje é o cartão de crédito. As dividas por meio dessa ferramenta tem acarretado em cada vez mais o crescimento de nomes de números de inadimplentes no SPC.

SIMULE AS TAXAS DO CARTÃO DE CRÉDITO

É preciso estar atento às taxas de juros, então atrasar os pagamentos do cartão pode começar uma bola de neve que fica cada vez mais difícil de sair. É preciso ter muito cuidado com as parcelas, nem sempre elas são as melhores opções mesmo que muitas das vezes pareça que sim.

“Os maus hábitos de planejamento financeiro são a principal causa da inadimplência das famílias. O consumidor brasileiro tem um comportamento imediatista e tende a ignorar o valor de custos secundários como a multa paga por atrasar o pagamento da fatura ou o juro cobrado pelo uso do crédito rotativo”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Luiza Rodrigues.

Usar o cartão de crédito a seu favor

Tenha poucos cartões

Se puder ter apenas um cartão, é melhor. Quanto menos cartões você tiver em suas mãos mais fácil é de manter as contas sob controle. Lembre-se que o carão de crédito deve ser seu aliado e não seu inimigo.

Organize suas finanças

Anote tudo o que compra ou pelo menos guarde todas as notas para saber exatamente quanto gastou, onde gastou e porque gastou. Vem tudo no histórico do cartão, eu sei, contudo, nem sempre a razão social das empresas são os mesmos que conhecemos. É aí que entra as dúvidas e não sabe o que comprou em algum determinado lugar.

Estabeleça um limite

Você ganha R$2.000,00? Entenda que voce não pode gastar mais do que essa quantia por mês ou ficará endividada. O mais correto é fazer uma poupança e não gastar todo o salário, mas infelizmente nem todos fazem isso.

Realize compras principalmente após o fechamento da fatura

Dessa maneira poderá se organizar financeiramente para pagar a conta no próximo mês, então é uma boa dica se atentar a data em que a instituição financeira do cartão fecha sua fatura.

Não compre coisas desnecessárias

Pense duas vezes antes de realizar alguma compra, pense e repense. Será que você precisa mesmo de uma roupa nova? Não deixe sua impulsividade te controlar ou do contrário seu cartão definitivamente se tornará seu inimigo, entrará em dividas. Fica esperto.

Não atrase sua fatura

Jamais, nunca atrase sua fatura ou pague apenas o mínimo dela. Se não vai ter dinheiro para pagar no próximo mês, não gaste. A fórmula é simples. Se fizer isso uma vez, se prepare para o aperto financeiro que terá pelos próximos meses, é exatamente por esse motivo que você deve pensar duas vezes antes de realizar qualquer compra.

Muitas pessoas acham que o cartão de crédito só atrapalha as finanças, contudo, a realidade é que as pessoas não sabem o utilizar e depois a culpa é do cartão.

Use o seu com sabedoria e poderá sempre estar com suas finanças em dia e sem apertos financeiros.

LEIA TAMBÉM:

As cinco etapas para escolher o seu cartão de crédito