Vai fazer uma viagem internacional e quer saber se vale a pena fazer um cartão de crédito internacional? Saiba o que é e quais são os benefícios de adquirir esse tipo de cartão.

O cartão de crédito internacional é um cartão como qualquer outro, no entanto ele pode ser utilizado fora do seu país, tanto em compras nas lojas presenciais como em sites online como AliExpress, Amazon e eBay.

Uma das vantagens percebidas no uso desses cartões é que é possível realizar saques nos caixas eletrônicos de fora do seu país, sem grandes dificuldades.

Entretanto, é importante que o dono do cartão entre em contato com o banco antes de viajar para se informar sobre as taxas cobradas nas compras e saques em outros países e a sua anuidade e limites.

A anuidade desse cartão pode ser um pouco cara, mas através dele você terá muitos benefícios como descontos em shows, cinema, restaurantes e lojas. Além disso, você poderá acumular milhas ao utilizar o cartão.

Como solicito um cartão de crédito internacional?

Se você estiver interessado em contratar um cartão de crédito internacional, procure primeiramente sua instituição financeira para receber uma avaliação. Benefícios como anuidades e taxas mais baratas são oferecidos a quem tem conta corrente universitária. No entanto, os limites oferecidos também são baixos.

Como será feito o pagamento?

Essa é uma das primeiras perguntas que fazemos quando decidimos solicitar um cartão de crédito internacional para viajar ao exterior. Saiba que o valor das compras que você fez no exterior, que estará na sua fatura, será convertido para o real.

No entanto, quando você utiliza o cartão de crédito internacional, poderá sofrer com os valores das variações do câmbio e com a taxa de IOF. O mesmo vale para quem utiliza um cartão de débito, pois irá pagar a taxa da mesma forma.

Como saber se eu posso ter um cartão de crédito internacional?

Alguns cartões de crédito são restritos para algumas pessoas, mas não impossíveis de serem solicitados. Geralmente as instituições financeiras avaliam:

  • Se você tem mais de 18 anos (ou 16 para pessoas emancipadas)
  • Qual a sua renda mínima (caso você seja um universitário, o valor é reduzido)
  • Se você tem um endereço para anexar

Já que mencionamos os correntistas universitários, existe uma série de vantagens que podem ser oferecidas a eles. Como dito anteriormente, a anuidade e taxa de adesão são mais baratas ou mesmo isentas. No entanto os limites são mais baixos.

Você também poderá se interessar por:
7 Dicas para usar o cartão de crédito com responsabilidade

Cuidados com o seu cartão de crédito internacional

Verifique o seu limite:

Antes de viajar, veja o quanto você pretende gastar e verifique se há limite disponível no seu cartão de crédito internacional para fazer compras e outros gastos. Lembre-se que ao alcançar o limite, não será permitido mais a sua utilização até que você pague a sua fatura.

Parcelamento:

O parcelamento das suas compras pode ser feito em quantas vezes forem necessárias, de acordo com estabelecimento do qual você irá comprar. Assim, você conseguirá fazer compras durante a viagem com a sua família.

Segurança:

O seu cartão de crédito pode trazer mais segurança para o seu dia a dia. Ademais, alguns ainda podem oferecer o seguro viagem.

Programas de milhas:

Não podemos esquecer de um dos maiores benefícios de quem usa o cartão de crédito internacional para quem costuma fazer viagens internacionais. Além de passagens aéreas, você pode trocar esses pontos por produtos ou serviços.

Por fim, antes de contratar um cartão de crédito internacional, pesquise bastante e leia as orientações que demos neste artigo. Escolher o melhor cartão para você e desfrute dos seus benefícios.