Que o cartão de crédito é uma “mão na roda” ninguém duvida. É tão prático realizar compras com cartão de crédito. Sem contar na possibilidade de parcelar alto custo, aumentando seu poder de compra. Na internet então, é ainda mais fácil. Mas essa facilidade tem um preço. E se chama anuidade.

A anuidade é uma taxa que a operadora do cartão cobra para você utilizar seu cartão nos estabelecimentos que aceitem a bandeira.

O valor da anuidade varia muito e depende do tipo de cartão que você escolher, bem como o limite que você precisa. Em alguns casos, por exemplo, por ser um cartão muito exclusivo, a anuidade chega a custar R$1000.

Você também poderá se interessar por:
Limite no cartão de crédito: Saiba como aproveitar melhor o seu

Todos os cartões de crédito possuem anuidade?

A resposta é simples: Nem todos. Hoje em dia já é possível ter um cartão de crédito razoável, aceito em vários estabelecimentos, e não pagar anuidade para isso.

Cartões como Nubank (internacional), Credicard Zero (que também é internacional)  e até cartões do banco Inter, que além de ser internacional ainda você pode optar pelos créditos Gold, Platinum e Black são ótimas opções de cartão de crédito sem anuidade. O limite nem sempre será auto, mas dependendo do seu perfil financeiro, se é um bom pagador, esse limite pode ser aumentado com o tempo.

Mas fique atento se não há cobranças de taxas.

Uma outra modalidade de cartão sem anuidade são os cartões de crédito com “condições”. Sim, condições.

O cartão de crédito Santander Free, da Mastercard, é um exemplo. Você não paga nada para solicitar o seu, mas precisa gastar todo menos pelo menos R$100 no crédito para não pagar a anuidade. Se ficar um mês sem gastar a quantia mínima, aí sim terá de arcar com anuidade.

Você também poderá se interessar por:
Aproveite para fazer uma Simulação de Cartão de Crédito.

Uma opção muito versátil e prática, a favorita das mulheres, é o cartão feito em lojas. Por exemplo: cartão de crédito da Saraiva. Além dos benefícios da própria loja, como descontos, maior prazo para pagar, acúmulo de pontuação etc, há a possibilidade de fazer o cartão de crédito sem anuidade.

São várias as opções de cartões de crédito, seja com anuidade ou sem anuidade. A grande questão é saber escolher aquele que melhor se adeque ao seu perfil de compra.

Para isso, você precisa fazer um balanço de quanto ganhar, qual seu gasto no mês, qual limite máximo que pode utilizar… Qual o benefício em contratar um cartão com anuidade. Enfim, com esse levantamento em mãos, você poderá decidir de maneira sensata e racional qual a melhor opção de cartão de crédito para você.

Cuidado com o Cartão de Crédito

Vale ressaltar que apesar de ser incrível e super prático, para utilizar o cartão de crédito você precisa ser sensato e ter equilíbrio financeiro, para não prejudicar suas finanças e deixar acumular dívidas que não pode pagar.

Esse é o grande erro. Por ser uma forma de pagamento fácil, é comum uma pessoa começar a passar tudo no crédito e, quando chega a fatura, leva um susto e não tem condições de pagar. É aí que mora o perigo.

Uma desvantagem do cartão de crédito, é a taxa de juros em casos de inadimplência. Está entre as maiores taxas de juros do mercado. Há casos, e não são poucos, onde é preciso realizar um empréstimo para quitar as dívidas do cartão.

Mas com equilíbrio e com as contas na ponta do lápis, é possível escolher um cartão de crédito bom um limite razoável e aproveitar as vantagens que o mercado disponibiliza para compras com cartão de crédito.