O Cartão de crédito online é uma excelente alternativa para os adeptos a compras online. E para aumentar a segurança e praticidade das compras pela internet e evitar ao máximo às fraudes, diversos bancos começaram a fornecer uma ferramenta exclusiva para esse modelo de compra: o cartão de crédito online ou virtual.

Funcionamento e aquisição do cartão de crédito online

O cartão de crédito online, que surgiu inicialmente no banco digital Nubank, vêm ganhando os computadores e celulares de diversos usuários, e já conta com opções para instituições bancárias tradicionais como Banco do Brasil, Itaú, Santander, Caixa Econômica e Bradesco.

O funcionamento desse mecanismo de cartão de crédito online difere um pouco do tradicional.

Você também poderá se interessar por:
Cartão de crédito sem anuidade: Entenda as vantagens e como funciona

        Utilizando a opção física em compras online o usuário teria que inserir diversos dados como: validade, número, nome e código de segurança, impressos no cartão. No momento dessa inserção, sites mal-intencionados poderiam interceptar os dados para realizar as fraudes.

Já na opção virtual, o usuário faz uma solicitação via internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. A solicitação irá retornar um número provisório de cartão. Geralmente esse número tem validade de 48 horas, após esse prazo aquela numeração deixa de existir. O que aumenta significativamente a segurança nas compras online.

Em determinados bancos, o cliente pode escolher por quantas transações, por quanto tempo ou até qual valor aquele número terá validade, fazendo com que ele expire após a condição escolhida ser atendida.

Além da maior segurança e da praticidade, o uso do cartão de crédito online também permite a acumulação de pontos nos programas de fidelidades de alguns bancos. Outra grande vantagem é a inexistência de taxas de emissão e manutenção.

A criação e popularização do cartão de crédito online tende a tornar ainda mais popular as compras pela internet. E o melhor, aliando praticidade e segurança.