Muitas pessoas imaginam que o cartão de crédito é uma ferramenta financeira totalmente indisponível para pessoas que estão negativados ou com restrição no mercado. Saiba que isso não é uma verdade absoluta, de fato a negativação e restrições financeiras limitam bastante as opções, porém existem sim no mercado opções de cartão de crédito para negativado.

Por ser uma linha de crédito, a maioria das instituições financeiras realizam a avaliação de crédito de qualquer pessoa interessada em contratar uma linha comum de cartão de crédito, normalmente o apontamento de restrição financeira é sim um impeditivo para a contratação do cartão de crédito.

VEJA TAMBÉM:
Saia do vermelho: Como quitar a sua dívida com cartão de crédito rapidamente

Porém apesar disso existem sim no mercado algumas opções disponíveis para cartão de crédito para negativado, vamos listar abaixo algumas opções:

Cartão de Crédito Consignado

O Cartão de crédito para negativados consignado é disponibilizado por diversas instituições financeiras especializadas em empréstimo nesta linha de crédito.

Seu funcionamento é praticamente igual a um cartão de crédito normal, com aceitação em diferentes estabelecimentos comerciais, programas de milhagem e até mesmo aceitação internacional.

A grande diferença está relacionada ao débito da fatura do cartão desta modalidade, a fatura é diretamente debitada da folha de pagamento do tomador do cartão, desta forma não existe risco de inadimplência para instituição financeira, já que o valor é descontado diretamente no salário do portador do cartão.

O ponto negativo desta linha de cartão de crédito é que seu limite é bastante reduzido, já que não pode ultrapassar 30% do valor do salário do tomador, o que impossibilita por exemplo compras grandes parceladas e outras utilizações de maior valor.

Outro ponto restritivo é que o cartão de crédito para negativados consignado tem como público alvo aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos, que são pessoas que tem o recebimento de salário efetuado por órgãos governamentais e garantidos.

Desta forma profissionais liberais e a maioria dos profissionais da iniciativa privada não conseguem a aprovação nesta linha de cartão de crédito.

Cartão de Crédito Pré-Pago

A linha de cartão de crédito pré-pago é a principal opção de cartão de crédito para negativado, esta linha de cartão é emitida sem nenhum tipo de análise de crédito e possui diversas vantagens.

O Cartão Pré-Pago é disponibilizado por diferentes instituições financeiras e a principal bandeira do mercado é a Mastercard, que tem a maior rede de estabelecimentos credenciados, permitindo que o cartão seja utilizado para realização de compras físicas, pela internet e inclusive para o débito de aplicativos como o Uber por exemplo, facilitando muito o dia a dia do usuário.

Outro ponto positivo do cartão pré-pago da Mastercard é que não possui qualquer tipo de cobrança de anuidade, portanto você pode ficar tranquilo com relação as taxas que são cobradas nos cartões de crédito tradicionais.

No cartão de crédito para negativados pré-pago, você também vai ficar tranquilo que o limite será totalmente adaptável ao crédito que você inserir no cartão, desta forma você não perderá os limites de seus gastos e estará sempre seguindo o seu orçamento financeiro.

Sempre que precisar utilizar mais o cartão, basta fazer uma recarga no valor que for mais interessante no momento e voltar a utilizar o cartão de crédito normalmente.