O cartão de crédito nunca uniu tantos benefícios como hoje em dia. Além das vantagens que já conhecemos, como segurança, praticidade, poder de compra entre outras, há também uma grande oportunidade de arrecadar pontos e trocar por benefícios para você, seja converter em milhas e poder adquirir passagens aéreas mais em conta, seja para trocar por produtos, diminuindo o valor a ser pago. Em todas as formas, é necessário avaliar vários pontos antes de fechar o seu cartão de crédito e não sair assinando um contrato só porque se empolgou com um programa de pontos atrativos.

Mas você pode até estar se perguntando: o que é e pra que realmente serve o programa de pontos do cartão de crédito?

Ao fazer um cartão, geralmente você possui várias opções a escolher: com anuidade, focado em milhas, cartão de crédito com cashback, cartão de crédito sem anuidade entre outros.

O que você precisa avaliar não é somente os cartões que te dão mais benefícios em pontuação, como, por exemplo: Com o cartão “X” a cada 1 real gasto, você ganha 4 pontos. Você precisa avaliar também qual a condição para que isso ocorra. Geralmente o valor pago na anuidade não compensa. É preciso colocar na balança e identificar o que de fato é vantagem na hora de usufruir do programa de pontos do seu cartão de crédito.

Pontos do Cartão de Crédito e Milhas são a mesma coisa?

A pontuação acumulada no cartão de crédito é chamada de milhas. Você pode utilizar suas milhas para trocar por benefícios, descontos e produtos da própria loja do cartão, se houver, ou pode transferir para outro lugar, como a Smiles, por exemplo. Além do mais, pode utilizar as milhas do seu cartão de crédito para conseguir descontos em passagens aéreas ou até mesmo a gratuidade dela. Quanto mais pontos acumulados no cartão, chamado de programa de fidelidade, mais benefícios você tem.

Ou seja, primeiro você avalia qual cartão, de qual banco e qual bandeira vai utilizar para começar a juntar pontos. Leve em consideração o custo da anuidade, pois há opções de cartões que pontuam mais a cada 1 real que não valem a pena devido a um valor alto de anuidade. Por isso, coloque na balança e meça.

Agora, dentre as opções de cartões selecionadas, avalie aquela que mais traz benefícios para você.

Feito isso, você precisa avaliar também, no aplicativo do seu cartão, se a função para começar a acumular pontos já está habilitada. Se estiver, tudo que você comprar com o seu cartão te renderá uma pontuação de acordo com aquela combinada com o banco.

Agora você pode se cadastrar em programas de fidelidade que te interessam e converter os pontos do seu cartão para estes programas, trocando por outros benefícios complementares, que tenham mais a ver com você. Mas atenção: veja se o seu banco libera esse serviço ou se ele é pago. Fique atento às promoções e aproveite.

Como aumentar meus pontos no cartão de crédito?

Para aumentar a sua pontuação no cartão de crédito, há algumas coisinhas simples que você pode fazer, que te renderão alguns pontinhos extras no fim do mês. Olha só:

  • Prefira pagar as contas com o cartão, até mesmo as coisas mais simples, como comprar pão na padaria. Mantenha seu orçamento sempre a frente, analise frequentemente as suas finanças e tenha o controle por meio do aplicativo. Assim, você acumulará mais pontos por real gasto.
  • Ganhe ainda mais pontos utilizando os serviços de lojas e prestadoras parceiras.
  • Fique sempre de olho na validade dos pontos do seu cartão e peça a transferência para outro programa de fidelidade caso perceba que não vai conseguir utilizar a tempo.

Aproveite seu cartão de crédito para acumular milhas e ganhar benefícios, mas não se esqueça: avalie sempre as condições do seu cartão. Você pode começar realizando uma cotação de Cartão de Crédito agora, levando em consideração todos estes pontos. Vamos lá?