Cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais práticas do mercado. Além de proporcionar mais segurança, já que você não precisa andar com dinheiro, a facilidade de pagamento por meio de parcelas tem feito do cartão de crédito item indispensável na vida dos brasileiros. Mas será mesmo?

Ter um cartão parece indispensável hoje em dia. A possibilidade de parcelamento, a conquista de um sonho, a praticidade no dia a dia é aliada do cartão de crédito. Mas para fazer uso desses benefícios é essencial manter a saúde financeira em dia.

No post de hoje, eu vou te falar mais sobre as Vantagens e Desvantagens de utilizar Cartão de Crédito.

Cartão de Crédito: Quais as vantagens?

  • Poder de Compra: Parcelamento

A primeira grande vantagem do cartão de crédito é a possibilidade de parcelamento na hora de adquirir um bem. Seu poder de compra aumenta com o cartão, uma vez que você não precisa ter o dinheiro em mãos, mas pode pagar parcelado, uma fatia por mês, e muitas vezes sem acréscimo de juros. Ou seja, você adquiriu um imóvel e precisa comprar geladeira, fogão… você não tem o dinheiro em mãos, mas com planejamento, você pode adquirir o que precisa e parcelar. É claro que você precisa deixar tudo na ponta do lápis para não se enrolar com dívidas depois. Mas quando feito com cautela e responsabilidade, o cartão é um grande aliado.

  • Facilidade

A facilidade na hora da compra também é um forte aliado do cartão. É muito prático realizar compras com cartão porque você não precisa ficar contando moedas, separando notas, ou pensando que tem que ir ao banco primeiro para depois poder ir ao mercado, por exemplo. Com o cartão, é tudo na hora. Sem contar a possibilidade de passar no débito, caso você utilize crédito e débito no mesmo cartão. Com a correria do dia a dia, praticidade e facilidade é tudo que queremos. Afinal, “tempo é dinheiro”.

Aproveite para Cotar seu Cartão de Crédito. Clique: Cartão de Crédito

  • Segurança

Imagine que você precisa comprar uma geladeira. Já pensou ter que tirar esse dinheiro no banco para só então ir até a loja pagar? E se no meio do caminho acontece algum imprevisto? Um assalto, algo que te faça perder o dinheiro… Quem nunca perdeu uma nota? Infelizmente essas coisas acontecem e fazem parte do risco que é andar com dinheiro na carteira. Essa é outra grande vantagem do cartão de crédito: a segurança. Com o cartão, você não precisa andar com uma grande quantidade de dinheiro no bolso. Basta fazer seu controle financeiro e realizar o pagamento diretamente na loja, com o cartão de crédito. E ainda ter a possibilidade de pagar parcelado.

  • Opção na hora do Imprevisto

Imprevistos acontecem e na maioria das vezes, acontecem logo quando estamos em contenção de gastos. E agora, como arcar com os custos? Essa é mais uma vantagem do cartão. Você tem todas as suas finanças em dia, e de repente seu animal de estimação começa a apresentar sinais diferentes. Eu tenho um coelho, e de um dia para o outro ele parou de fazer cocô. Ficou amoadinho e visivelmente não queria que ninguém o pegasse. Levamos ao veterinário e para surpresa, ele precisou de cirurgia. E agora, o que fazer? Nessas horas, o cartão de crédito pode ser uma boa opção e até salvar uma vida. A possibilidade de parcelamento também ajuda em situações onde somos pegos de surpresa com valores altos.

Por isso, o ideal é sempre estar com as contas em dia e fazer uma poupança para imprevistos, para não ser pego desprevenido depois.

Cartão de Crédito: Quais as desvantagens?

  • Anuidade

Uma das desvantagens de cartões de crédito, principalmente com altos limites, é a anuidade. No entanto, há empresas que já disponibilizam cartões sem anuidade e, com o tempo e analisando seu perfil financeiro, vão liberando mais crédito para você. Uma opção é o cartão FREE do Santander.

Você também poderá se interessar por:
Cartão de crédito online: Como funciona
Limite no cartão de crédito: Saiba como aproveitar melhor o seu

  • Facilidade em se endividar

Se você não tem controle financeiro e acha que pode comprar tudo no cartão, então essa modalidade não é para você. Com a facilidade e praticidade do cartão de crédito, é comum que no dia a dia acabamos utilizando o cartão de crédito para tudo. E quando chega a fatura, vem o susto. Essa realmente é uma situação onde não se deve utilizar o cartão de crédito. O bom uso do cartão reflete em uma compra parcelada, autocontrole, equilíbrio financeiro.

  • Compra por impulso

Outro fator que pode te levar a falência com o cartão de crédito, é a compra por impulso. Complementando o item acima, o impulso e o desejo por algo pode te levar a fazer loucuras, até mesmo na vida financeira. Com cartão de crédito ou sem cartão de crédito, se você é uma pessoa impulsiva, o melhor a fazer é consultar um terapeuta. E não é de brincadeira. Uma vez que você começa a fazer dívidas que não pode pagar no cartão de crédito, uma bola de neve vai se formando. E uma hora ou outra, ela vai rolar. A solução será partir para o empréstimo. Mas se você não controlar a impulsividade, não vai conseguir foco suficiente para arcar com as parcelas do empréstimo e não fazer mais dívidas no cartão. Uma coisa leva a outra. Então, para prevenir, já sabe! Cartão de crédito não deve ser utilizado por pessoas impulsivas.

  • Compra na internet

A grande vilã (ou não) do cartão de crédito e de pessoas impulsivas é a internet. Se comprar com cartão já é prático, imagina usar o cartão na internet e receber o produto em casa. Mais fácil ainda. É aí que mora o perigo. Pessoal impulsivas, cartão de crédito e compras pela internet não combinam.

Para o cartão ser seu aliado e você poder desfrutar dos vários benefícios que ele proporciona sem se endividar, é necessário educação financeira e muito autocontrole. Afinal, a sua saúde financeira reflete na sua saúde como um todo.