Uma das principais vantagens do cartão de crédito é a facilidade de efetivar pagamentos em qualquer estabelecimento credenciado no mundo todo, com o mesmo cartão sem necessidade de fazer qualquer tipo de operação de câmbio complexa, ou o risco de estar com diferentes moedas em espécie sendo carregadas durante a viagem.

Outra grande vantagem é conseguir efetivar o pagamento independente do país que você esteja, se estiver de manhã no Brasil, de tarde na Europa e a noite na Ásia, independente da moeda local, o seu cartão poderá ser utilizado para efetivar os pagamentos necessários e a operadora do cartão irá converter automaticamente os valores pagos para reais em sua fatura.

Se você está indo viajar e deseja utilizar as vantagens do seu cartão de crédito no exterior, é importante seguir os seguintes passos e informações a seguir:

1º Passo – Escolha do cartão de crédito

Antes de viajar, é fundamental conferir se o seu cartão de crédito é internacional e aceito no mundo todo, bandeiras como MasterdCard, Visa e American Express por exemplo, tem a sua maioria de linhas de cartão de crédito com habilitação internacional.

Caso seu cartão não seja internacional, fique tranquilo, em sites de simulação, você consegue de maneira extremamente simples e rápida fazer a contratação de seu cartão de crédito internacional de maneira totalmente online.

2º Passo – Aviso de Viagem

Um passo fundamental para que você não tenha imprevistos durante a viagem, é entrar em contato com a operadora do cartão de crédito e informar os países que você estará visitando e qual o período de viagem, desta forma você evitará qualquer bloqueio de segurança durante a sua viagem.

Alguns cartões como da Nubank por exemplo, permitem que o aviso de viagem seja realizado diretamente pelo aplicativo no celular, facilitando e agilizando o processo de contratação.

3º Passo – Confira os benefícios que possui no cartão de crédito

Muitos cartões de crédito oferecem benefícios para pessoas em viagens internacionais, como por exemplo assistência viagem, salas vip em aeroportos, condições para utilização de filas especiais, serviços de reserva de hotéis entre outros.

É muito importante analisar os benefícios e efetivar todos os procedimentos necessários antes da viagem para que você possa usufruir todos os benefícios de seu cartão de crédito.

4º Passo – Utilizando o cartão de crédito no exterior

A utilização do cartão de crédito no exterior não possui muitos segredos, basicamente a utilização em si é idêntica a qualquer estabelecimento aqui no Brasil, a grande diferença é a questão financeira que deve ser considerada em todas as compras que forem realizadas.

No exterior existe a conversão da moeda e a cobrança de IOF em todas as transações que são realizadas, impactando bastante no preço que será cobrado posteriormente em sua fatura.

Você também poderá se interessar por:

Cartão de Crédito: Vantagens e Desvantagens de utilizar

Conheça todas as cobranças:

Taxa de Câmbio:

Todas as compras realizadas em moeda estrangeira serão convertidas para real em sua fatura, as operadoras de cartão de crédito utilizam o câmbio do dia do fechamento da fatura como moeda de conversão, além de ter um spread, um valor um pouco acima do mercado de cambio na operação.

IOF:

Existe um imposto sobre operações financeiras que é cobrado sobre qualquer operação realizada em moeda estrangeira no cartão de crédito, a alíquota atual é de 6,38% sobre o valor da despesa, tornando todas as compras mais caras.

Saque no Exterior:

Os cartões de crédito possuem uma funcionalidade fantástica que é o saque de moeda local no exterior, porém a facilidade sai caro, além da conversão da moeda e do IOF incidente sobre o valor do saque, será cobrado uma taxa de juros de rotativo que normalmente ultrapassa 10% a.m. sobre o valor do saque.