Existem muitas dúvidas que permeiam a cabeça de quem está disposto a contratar um cartão de crédito. Se você é uma das pessoas interessadas, listamos nesse artigo algumas etapas importantes que você deve seguir antes de contratar um cartão de crédito.

As principais informações que podem te ajudar nessa escolha são: os benefícios, o tipo de cartão, a anuidade, o banco e a bandeira. Cada escolha é feita de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo, você pode se interessar por um cartão de crédito internacional apenas por conta de alguns benefícios oferecidos para quem viaja para o exterior. Outrossim, pode se interessar por juntas milhas num cartão que te traz esse benefício.

Fato é que você precisa conhecer todas as opções disponíveis para saber qual a melhor para você. Opte por um cartão de crédito que te atenda nos aspectos que você deseja.

Por isso, vamos conhecer os fatores mais importantes na escolha do cartão de crédito.

Benefícios

Existem muitos benefícios possibilitados pelo uso do cartão de crédito. Um deles é a facilidade de fazer compras em muitos estabelecimentos, em muitas partes do país. Outrossim, se estiver sem dinheiro em mãos, você pode usar o seu cartão de crédito, parcelar suas compras ou mesmo fazer compras online, com comodidade e segurança.

Nacional ou internacional?

Qual necessidade de verdade nesse momento? Se for fazer uma viagem internacional, talvez sua melhor opção seja um cartão internacional. Caso não, melhor manter sua opção de fazer um cartão nacional. As tarifas de um cartão de crédito internacional são bem maiores que o cartão de crédito comum.

Anuidade

A anuidade é uma tarifa cobrada em quase todos os cartões. Por isso, quanto maior a taxa, mais benefícios ele oferecerá a você. Confira no seu banco o valor das taxas e escolha a melhor opção.

Banco

Digamos que você ainda não possui uma conta corrente e deseja abrir uma e logo em seguida solicitar um cartão de crédito. Busque informações sobre as tarifas e quanto os bancos cobram para manter sua conta ativa. Outrossim, conheça os pacotes básicos de cada um.

Além disso, o banco escolhido te dá a possibilidade de saber quanto você pagará pela anuidade do seu cartão. Se você já tem uma conta corrente há algum tempo, converse com seu gerente a fim de que ele consiga reduzir sua anuidade.

Ademais, você não precisa necessariamente ter uma conta corrente para conseguir fazer um cartão. No entanto, seu pedido pode demorar um pouco mais para ser atendido do que o pedido de quem já tem uma conta aberta.

Bandeira

Hoje em dia existem muitas opções de bandeiras no mercado. Você pode avaliar quais as bandeiras mais usadas nos estabelecimentos que você frequenta normalmente e pedir um cartão de crédito que tenha uma dessas bandeiras.

LEIA TAMBÉM SOBRE:

Cartão de crédito online: Como funciona

Dicas que irão te ajudar:

Atente-se ao limite do seu cartão de crédito.

Se você tem um limite de x, significa que, se você fez um gasto de y, deverá pagar a sua fatura para restituir e ter um saldo total de utilização.

Saiba bem quais são os juros do seu cartão de crédito.

Não espere que essa informação venha na sua fatura para depois decidir se quer pagar por esses juros ou não. Se for o caso, converse com sua central de atendimento e peça uma redução das taxas ou então uma mudança de cartão.

Fique ligado nos programas de fidelidade e nas vantagens como milhas.

Verifique se seu cartão te dá descontos em cinema, teatros ou até mesmo em compras. Existem muitos cartões no mercado que te possibilita ter alguns benefícios.