Que os cartões de crédito já são quase unanimidade entre todos os públicos não existem dúvidas. Mas será que todas as pessoas entendem e sabem como usar o limite no cartão de crédito da maneira correta? Hoje eu vou te contar mais sobre como usar o limite no cartão de crédito.

A ferramenta mais controversa criada nas últimas décadas, o cartão é adorado por uns e odiado por outros.

Apesar do “dinheiro de plástico” ser o culpado pelos endividamentos e descontroles financeiros, devido às taxas e altos juros, ele não é o único responsável. Essa situação ocorre, quase sempre, por outros fatores.

Falta de controle financeiro, de conhecimento e a aquisição de opções de crédito prejudiciais são os motivos mais associados com as grandes dívidas de cartões e a falta de controle no limite no cartão de crédito.

Mas há alguns fatores que podem auxiliar a encontrar seu equilíbrio financeiro e saber utilizar melhor o limite. Olha só:

Dicas para aproveitar melhor o seu limite no cartão de crédito

Para não entrar nas estatísticas dos endividados, ou sair delas, listamos abaixo algumas dicas fáceis que irão te auxiliar no uso mais consciente do limite do seu cartão.

  • Gerencie datas: o recomendado é que a data de vencimento da sua fatura seja sempre posterior à sua receita principal, evitando que o pagamento atrase e gere juros.
  • Gerencie valores: é aconselhável que o seu limite no cartão de crédito não comprometa mais que 30% dos seus rendimentos mensais.
  • Escolha opções sem anuidades: existem diversos modelos de cartões de crédito que não cobram valores anuais, opte por um deles.
  • Utilize a tecnologia: os aplicativos dos próprios cartões são ferramentas úteis no gerenciamento das suas despesas. Eles informam o quanto já foi gasto, como foi gasto e quanto ainda existe disponível. A categorização de gastos é importante para encontrar e retirar possíveis setores que estejam comprometendo suas finanças.
  • Evite compras no exterior: geralmente as taxas cobradas nessas transações são maiores que as realizadas em dinheiro.
  • Utilize os benefícios do seu cartão: sempre que possível utilize suas milhas e pontos acumulados.
  • Fuja do rotativo: pagar a fatura incompleta faz com que as suas dívidas com cartão aumentem sem controle, e transforma o seu aliado no mais terrível vilão.

Você também poderá se interessar por:
Cartão de crédito online: Como funciona

 Agora que já temos os passos para o uso consciente do limite no cartão de crédito, basta tira-los do papel e aproveitar as diversas vantagens desse mecanismo de pagamento sem peso na consciência, e no bolso.