Estar com dívidas no cartão de crédito é uma situação muito complicada para muitas pessoas, principalmente por conta das altas taxas de juros cobradas pelas operadoras de cartão de credito nesta modalidade, que acabam tornando a dívida no cartão de crédito um acumulo de juros sobre juros, se tornando muitas vezes uma dívida praticamente impagável sem uma negociação.

Como evitar a divida

Antes de explicar como quitar a sua dívida é importante entender os principais motivos para a geração da dívida no cartão, para que desta forma você possa ficar atento com alguns dos principais comportamentos que causam o problema e conseguir evitar a divida antes que ela ocorra.

O Cartão de crédito é um método de pagamento muito prático e ágil, que facilita muito a possibilidade de realização das compras, seja de maneira física, online, a vista ou parcelado e normalmente as instituições financeiras costumam liberar altos de limites de crédito para incentivar a sua utilização.

O Primeiro passo é sempre acompanhar a sua fatura, o simples fato de acessar o sistema de cartão de crédito semanalmente pode ajudar a controlar melhor os gastos, se perceber que sua fatura já esta ficando próxima ao seu planejamento financeiro, segure os gastos para que o pagamento da fatura não ultrapasse seu orçamento.

Outro ponto muito importante é o cuidado com os parcelamentos, financeiramente parcelamentos sem juros são ótimas ferramentas financeiras, porém podem mascarar alguns gastos, não se esqueça se você comprar muitos itens parcelados todos os meses, as parcelas vão se acumulando e o valor da fatura pode sair de seu controle.

Por fim um dos maiores vilões do cartão de crédito é o pagamento mínimo de fatura, a principio parece ser um bom negócio pagar um valor mais baixo pela fatura, mas não se esqueça que fazendo isso, você esta pegando um empréstimo, seu crédito será financiado pela operadora do cartão de crédito a juros extremamente altos, portanto evite ao máximo esse tipo de operação, muitas vezes é melhor pegar um empréstimo com taxas mais baixas e pagar integralmente a fatura do cartão.

Como quitar a dívida

Caso você não tenha seguido as dicas acima ou tenha tido um imprevisto e esteja com altas dívidas no cartão de crédito, o melhor caminho para resolver sua dívida é imediatamente parar de utilizar o cartão, se você está pagando juros de atraso, utilizar o cartão só aumentará os juros acumulados.

Em seguida, é sugerido um contato com a empresa de cartão de crédito para entender o seu saldo devedor, os juros cobrados e já tentar entender se existe alguma proposta de quitação da dívida com algum parcelamento, neste primeiro levantamento não feche ainda o acordo, apenas levante as taxas de juros que serão cobradas, o prazo para pagamento, o valor que necessita e se existe algum benefício de pagamento a vista.

Com essas informações levantadas, busque no mercado alguma instituição que oferece uma boa linha de crédito, com valor suficiente para quitação do cartão de crédito, linhas de empréstimo consignado ou vinculados a garantias, são excelentes opções de empréstimo com boas taxas de juros.

Ao comparar as taxas do cartão com a operação do empréstimo, será possível decidir o melhor caminho para resolução do problema de seu cartão, de maneira prática e ágil, lembre-se de fechar a operação o quanto antes, cada dia que passar os altos juros serão acumulados.

Após quitar a dívida, é muito importante que tenha um forte controle financeiro para honrar o empréstimo da negociação e também evitar que a situação volte a acontecer.