Você conhece todas as taxas do seu banco e do seu cartão de crédito? Talvez você não saiba, mas existem algumas taxas que o banco não é proibido de cobrar.

Caso tenha um cartão de crédito, fique atento para não perder o seu controle orçamental e pagar um valor maior do que o esperado.

O cartão de crédito foi uma das invenções mais brilhantes do ser humano. Comprar algo sem dinheiro em mãos, parcelar sua fatura em vários meses e ter benefícios são algumas das vantagens encontradas por aqueles que fazem uso do cartão.

No entanto, se você não tiver um controle sobre seus pagamentos, pode não perceber o aumento das tarifas. Por isso, listamos neste artigo algumas tarifas que podem ser cobradas pelo banco pelo uso do cartão de crédito.

Segunda Via de um cartão

Se seu cartão foi roubado ou você simplesmente o deixou em algum lugar, não se preocupe. Você pode solicitar a segunda via, no entanto esse envio será cobrado. Só existe uma exceção, que é quando a responsabilidade pela perda do cartão for do banco.

Saques

Quando você faz saques no caixa eletrônico com o cartão de crédito, será cobrado uma taxa de juros pela utilização do dinheiro, uma vez que ele não é seu, mas emprestado. Por isso consulte na central de atendimento do seu cartão quanto pagará se precisar sacar algum valor do seu cartão de crédito.

Pagar contas pelo próprio cartão

Sabia que é permitido pagar contas de luz, água e outros boletos através do seu cartão de crédito? Mas saiba também que seu cartão pode cobrar algum valor para que você consiga fazer essa ação. Os valores são diferentes a depender do banco, então pesquise bem para não se arrepender de pagar taxa extra.

Avaliação de limite de crédito

O banco possibilita fazer compras mais caras que o seu limite. Mas saiba que haverá consequências, como a cobrança de taxas.

Anuidade

Esse valor, que também é conhecido como taxa de manutenção, pode ser cobrado a depender do banco e do cartão de crédito que você possui. Por isso, ligue para o seu banco para se informar sobre os valores que você poderá pagar. Evite sustos desnecessários.

Uma dica que damos é que se você for cliente antigo, tente conseguir um desconto e não pagar o valor total. Caso tenha um cartão internacional, troque por um cartão nacional, pois esses cartões costumam ter tarifas maiores.

Agora que você já sabe as taxas que o seu banco pode cobrar pela utilização de alguns serviços do cartão de crédito, conheça as taxas que ele não pode cobrar.

Confira também:
Como conseguir cartão de crédito com as menores taxas?

Cobrança por fornecer o cartão de débito

De forma alguma essa cobrança pode ser feita. Isso só poderá acontecer se o cartão for perdido, roubado ou danificado pelo usuário.

Manutenção de conta salário ou inativa

Em nenhuma das duas situações deve haver a cobrança de tarifas. o Banco tem a obrigação de te oferecer um pacote gratuito de serviços. Outrossim, se sua conta não está movimentada há mais de seis meses, ela é considerada inativa. Portanto, não deve ter cobrança.

Se você tiver um pacote gratuito.

Geralmente os pacotes básicos contemplam:

  • 2 Transferências no mesmo banco
  • 4 Saques
  • 10 folhas de cheque
  • Consultas pela internet sem cobrança
  • 2 consultas ao extrato

Sua taxa é maior que o seu saldo?

Reveja isso, pois você pode estar sendo enganado. Se for cobrada uma taxa maior do que o que você tem na conta, você está no seu direito de reclamar essa situação no banco.

Espero que tenha tirado todas suas dúvidas e ficou por dentro dos seus direitos. Caso alguma cobrança abusiva seja realizada, ou você ficou com algum questionamento, fale para gente nos comentários.