O Cartão de crédito é uma excelente ferramenta financeira, que facilita e agiliza muito os pagamentos, evitando que seja necessário andar com dinheiro durante as compras, além de possibilitar a realização de compras de maneira online e principalmente permitir o parcelamento das compras, muitas vezes sem juros por conta do lojista.

Todas essas facilidades fazem com que o cartão de crédito seja um dos meios de pagamentos mais utilizados nos dias de hoje, mas todos esses benefícios devem sempre ser utilizados com muita responsabilidade, pois o cartão de crédito é uma linha de crédito que se for utilizada por conta de atrasos ou parcelamento de faturas, pode custar muito caro e desequilibrar totalmente o orçamento pessoal.

Para isso vamos listar abaixo algumas dicas para que os benefícios do cartão de crédito sejam aproveitados ao máximo:

1.     Evite o Pagamento Mínimo do cartão

Uma ferramenta muito atrativa do cartão de crédito é a possibilidade de pagamento mínimo da fatura do seu cartão, onde por exemplo uma fatura de R$ 1.000,00 pode ser paga apenas R$ 200,00. É muito tentador, mas essa operação nada mais é que a realização de um empréstimo com a operadora do cartão, e um dos empréstimos com juros mais altos do mercado, portanto, evite esse tipo de operação.

2.     Não utilize o parcelamento de fatura

Outra ferramenta disponível é o parcelamento de fatura, onde você pode parcelar sua fatura por vários meses. Mais uma vez isso é uma operação de empréstimo entre você e a operadora do cartão de crédito, com altos juros. Portanto caso planeje realizar a operação sempre cote outra linha de empréstimo com alguma instituição financeira, para que você possa tomar uma decisão com melhores custos financeiros.

3.     Controle sua fatura

Quem nunca recebeu a fatura no final do mês e levou um grande susto? Evite que isso aconteça, as operadoras de cartão possuem hoje diversas formas de acompanhamento da fatura praticamente em tempo real, durante o mês acompanhe seus gastos e tome as rédeas de seu fluxo financeiro, se estiver exagerando, controle os gastos para que não ultrapasse seu orçamento.

4.     Utilize as ferramentas de proteção para compras online

Um dos maiores problemas das compras online se refere a copia de dados para realização de fraudes, hoje as operadoras de cartão de crédito possuem diversas ferramentas que facilitam as compras online com segurança, a mais comum é geração de uma numeração online disponível apenas para uma única compra, o que evita a copia dos dados de seu cartão para realização de outras compras.

5.     Utilize os benefícios

Utilize os benefícios, muitos cartões oferecem planos de milhagem, seguro viagem entre outros benefícios que estão inclusos em sua anuidade, portanto utilize os benefícios, muitas pessoas esquecem de utilizar os pontos por exemplo e acabam pagando por um beneficio não utilizado.

6.     Evite atrasos no pagamento de sua fatura

O atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito possui altíssimos juros que serão cobrados em sua próxima fatura, evite sempre que isso ocorra, em caso de falta de dinheiro é mais vantajoso utilizar outras linhas de crédito como o cheque especial, do que atrasar a fatura. Para casos de esquecimento, as operadoras de cartão possuem sistemas de débito automático da fatura, fazendo com que elas sejam automaticamente debitadas de sua conta corrente na data do vencimento, evitando, portanto, atrasos.

7.     Atenção nas compras parceladas

Por fim, é muito importante quando realizar compras parceladas, se atentar com os acúmulos de parcelas, se todos os meses você realizar compras parceladas em 10 parcelas, em um momento você terá um acumulo grande de parcelas que podem fazer com que sua fatura fique fora de seu orçamento mensal, portanto sempre controle os gastos e acompanhe suas faturas.