O uso do cartão de crédito é algo que facilita muito a vida das pessoas. No entanto, ter mais de um pode causar alguns problemas por conta do descontrole com as finanças.

Essa é uma proposta tentadora, e aposto que tanto você que está lendo este artigo como tantas outras pessoas já caíram na tentação de fazer mais de cartão de crédito.

Não podemos negar que os benefícios podem ser muitos, como programar a data que quer pagar determinada compra, com base na data de pagamento da fatura. Outrossim, você ainda tem a possibilidade de juntar milhas.

No entanto, as chances de você se perder nos cálculos e pagar um valor maior que o esperado é grande. Se você tem o costume de comprar bastante e sua renda lhe permite isso, ter mais de um cartão pode servir para você.

No entanto avalie as nossas orientações durante o artigo para saber se essa opção é realmente para você. Saiba aqui se vale a pena ou não ter mais de um cartão de crédito.

Salário dividido

Se você recebe o salário duas vezes ao mês, talvez o uso de dois cartões de crédito possa ser interessante. Com duas datas de vencimento diferentes, o seu pagamento não ficará comprometido. No entanto, é interessante que você coloque suas datas de pagamento para uma data próxima do dia em que receberá o salário. Assim você pagará suas faturas sem atrasos e sem o risco de pagar juros.

Qual a sua renda?

Faça os cálculos e veja inicialmente se os limites dos cartões que você tem ultrapassam os 50% da sua renda. Caso o resultado seja positivo, é hora de repensar se é realmente válido você ter mais de um cartão de crédito. Evite que seu nome fique sujo, adquirindo dívidas maiores do que você pode realmente pagar.

Cartão de crédito sem anuidade

Se você é daqueles que detesta pagar anuidade, reveja se dois cartões são válidos para você. Claro que existem cartões que não tem anuidade, mas caso esse não seja o seu caso, pense se você tem interesse em ficar vinculado ao banco por conta da anuidade.

Você acumula milhas?

Se você viaja muito e tem o costume de acumular milhas, o uso de dois cartões pode ser uma ótima opção para você. Outrossim, as milhas acumuladas podem ser trocadas por opções de consumo, ou a compra de novos produtos. Veja também não é essa vantagem, como também a compra de seguros, serviços financeiros e médicos.

VEJA TAMBÉM:
Cartão de crédito: Tudo o que você precisa saber

Compras online

Geralmente em compras online, aqueles que possuem além de um cartão podem ter benefícios. Como o pagamento facilitado através de cartão de crédito, o prazo de entrega começa quando é firmada a compra.

Cuidados básicos ao ter mais de um cartão

  • Tenha disciplina ao consumir. Se você tem o mau costume de comprar por impulso, pare agora mesmo. Reveja se é válido para você ter mais de um cartão de crédito, pois ao invés de te ajudar, você poderá se prejudicar.
  • Se for ter despesas, controle todas elas. Anote tudo o que for comprar, mesmo que sejam compras pequenas. Lembre-se que de dez em dez reais, sua fatura pode vir bem alta no final do mês. Por isso, tenha um caderninho ou faça uma planilha no Excel para anotar tudo o que comprar.
  • Escolha bem o banco e a bandeira. Observe se a instituição financeira não te disponibiliza um cartão múltiplo, onde você poderá concentrar as taxas, pagamentos e anuidades.
  • Se tiver disposição para administrar todos os cartões, faturas e dívidas, vá em frente. Mas se você for uma pessoa desorganizada, nada de fazer mais de um cartão de crédito.