Decidir fazer intercâmbio é dar um grande passo rumo ao crescimento pessoal e profissional. Longe de casa, convivendo com pessoas diferentes e falando um outro idioma, seja intercâmbio de estudos, como aperfeiçoamento de uma segunda, terceira língua, negócios ou voluntariado, os destinos e opções são diversas, a escolha dependerá das metas e expectativas do intercambista.

SIMULE PLANOS DE INTERNET

Para ficar um pouco mais perto de casa, se sentir mais seguro ou mesmo conseguir se deslocar na nova cidade desconhecida, uma boa conexão à internet é fundamental. Para isso, a escolha de um plano de internet para intercâmbio dependerá também da cobertura de internet no país, preços e vantagens.

Aqui, separamos algumas dicas que devem ser consideradas na hora de contratar um plano de internet para intercâmbio:

Roaming de Dados

O roaming de dados é uma alternativa oferecida pelas empresas de telefonia móvel que permite ao usuário enviar e receber dados pelas redes móveis disponíveis fora do serviço local da operadora, como durante a estadia em um país diferente. Antes de viajar é necessário habilitar o serviço e se informar sobre as tarifas e pacotes de serviço adicionais, pois nem sempre pode ser a opção mais viável financeiramente, principalmente se o seu intercâmbio for mais longo.

Plano com operadoras no país de intercâmbio

Uma alternativa bem atrativa é a aquisição de um chip de uma operadora local (SIM CARD) pré-pago, esta é uma opção mais barata e garante uma boa conexão. Para isso, seu celular precisa estar desbloqueado. É fácil encontrar locais que revendem chips das operadoras e na dúvida, o vendedor pode te ajudar na ativação (em alguns lugares eles cobram adicional por esse serviço). Você escolhe a operadora e plano de vantagens que acompanham o chip, como internet bônus, uso gratuito do WhatsApp etc. A maior vantagem de adquirir um chip pré-pago é que além da cobertura, você não precisa entrar em contato com operadoras e nem ficar preso a um contrato, para isso, vale considerar novamente o tempo do seu intercâmbio. Caso opte em adquirir um plano pós-pago é importante se informar sobre as operadoras que cobrem a região em que você irá ficar hospedado, ou mais precisará frequentar e fazer a ativação do chip na loja ou via internet observando os valores de planos, tempo de duração do contrato e benefícios que cabem no seu bolso.

Chip internacional

Caso ainda não esteja satisfeito, você pode optar por comprar um chip internacional, que pode ser adquirido ainda no Brasil. Os mais conhecidos são o Travel Mobile, EasySim4U, entre outros, que funcionam no formato pré-pago, oferecem pacotes com preços mais acessíveis e atendimento virtual.

Redes públicas de internet ou Wi-Fi disponível para clientes

Em muitos países, o Wi-Fi é disponibilizado gratuitamente e com boa qualidade em cafés, restaurantes e locais públicos. Existem inclusive aplicativos, como o Instabridge, ou sites que indicam onde encontrar redes de Wi-Fi público e como chegar até ele. Aproveite!

Antes de viajar, compare os preços e planos, faça as contas e pesquise para não ficar sem falar ou postar.

LEIA TAMBÉM:

Plano de internet: Consiga pacotes com melhor custo benefício