Realizar um consórcio de carros pode ser uma ótima opção para adquirir o carro dos sonhos para alguns, enquanto para outros não faz sentido. Isso porque, o consórcio abrange os perfis de pessoas que podem esperar para serem contempladas, já que você recebe a carta de crédito a médio e longo prazo. Dessa forma, se você se enquadra no perfil de pessoas que precisa do veículo para ontem, de fato o consórcio não é a melhor opção de crédito para você. Ainda assim, vale a pena pesquisar e saber mais sobre o consórcio de carros, isso se você quiser dar valor ao seu dinheiro. E eu vou te explicar por quê. Olha só:

A primeira informação sobre consórcio de carros que você precisa saber é que, apesar de ser um investimento a médio e longo prazo e levar alguns anos para que você seja contemplado, há algumas opções onde é possível antecipar essa contemplação. Uma delas é por meio de sorteio e a outra é dando lances durante o consórcio.

Sorteio: Como o próprio nome diz, é realmente sorte. Todo mês, ao menos uma vez por mês (e isso varia de administradora por administradora, algumas delas esse número é maior) é realizado um sorteio no grupo de consórcio de carros. Se você for sorteado, recebe a carta de crédito.

Lance: Outra forma de antecipar o consórcio de carros, e dessa vez uma forma muito mais sólida, é ofertando lances. Lances mesmo, assim como em um leilão. Quem der um lance maior, ganha a carta de crédito.

Mas tudo isso são informações básicas. O que ninguém que te conta é que existem algumas formas de conseguir aumentar o seu lance e sair na frente dos concorrentes.

Consórcio ou Financiamento: Qual é a melhor opção? Prós e contras

Consórcio de Carros: O que eu preciso saber sobre os lances?

Se você possui um dinheiro guardado, pode utilizá-lo para dar lances durante o período de consórcio e tentar ganhar a carta de crédito. O que você provavelmente não sabia, é que pode utilizar seu FGTS para aumentar o valor do lance. Outra dica, é somar ao valor do seu décimo terceiro, por exemplo. Quanto mais você conseguir somar, maior será seu lance no consórcio de carros e maior será a chance de você conseguir ser contemplado antes do término do consórcio.

Também há muita confusão com relação ao pagamento das parcelas do consórcio. Há quem pense que se for sorteado ou conseguir dar o maior lance, levando a carta de crédito, não há mais necessidade de continuar pagando às parcelas. E isso é um equívoco. Você ainda não quitou o valor do seu consórcio, e para não ter problemas, precisa continuar pagando as parcelas no valor e data acordados, até o fim.

O que acontece se eu atrasar uma parcela no consórcio de carros?

Você não vai querer fazer isso. Isso porque, ao atrasar uma parcela no consórcio de carros, você fica impedido de participar dos sorteios e não poderá mais dar lances. Ou seja, terá de esperar até o final do consórcio para ser contemplado. Por isso é muito importante ter claro o dia da prestação. Até porque, esse dia é definido pela administradora. Então, avalie bem seu orçamento e faça um balanço antes de fechar um negócio.

Posso pegar o valor da carta de crédito em dinheiro?

Sim! E isso é incrível. Por isso que muitas pessoas falam que consórcio é um investimento. Na realidade, é um termo equivocado. Mas se você não consegue poupar, essa alternativa de fato funciona como um investimento para você, já que terá que obrigatoriamente arcar com o valor das parcelas e, quando for retirar o dinheiro, ainda recebe os juros que aquele valor aplicado rendeu. É uma boa opção. Mas fique atento, pois você não recebe o valor da carta de crédito na hora. Depois que o consórcio de carros acabar, ainda é preciso esperar cerca de seis meses para poder solicitar o valor.

O consórcio de carros é uma modalidade de crédito que você precisa ao menos cotar, comparar e entender melhor para valorizar o seu dinheiro. Aproveite e comece já: Simulação de Consórcio de Carros.