O Consórcio de Carros tem sido uma modalidade de consórcio vantajosa para quem pretende adquirir um novo veículo. Sem cobrança de taxa de juros e com parcelas que não prejudicam o orçamento do consumidor, se ter um veículo está dentro do seu planejamento para os próximos anos, deve considerar fazer um consórcio de carro.

O consórcio de carros é uma das opções para conseguir crédito quando não se tem o dinheiro à vista para adquirir um veículo. Outra opção seria o financiamento. Mas as duas formas de crédito são bem distintas e é preciso analisar cada uma delas antes de tomar a sua decisão a respeito de fechar o negócio.

Consórcio de Carros ou Financiamento? Quais as principais diferenças?

Se você pretende adquirir um carro, antes de tomar qualquer decisão sobre qual das duas modalidades escolher, é necessário considerar alguns pontos. O consórcio de carros, por exemplo, é uma compra programada. Você não pode entrar um grupo de consórcio hoje e no fim de semana receber o crédito para aquisição do veículo. Você precisa ter em mente que o consórcio possibilita a compra de um bem a médio a longo prazo. Mas ainda assim, é muito vantajoso, já que um dos grandes diferenciais em relação ao financiamento, é a ausência total de taxa de juros, sem contar que você não precisa dar um valor de entrada para participar. O que não acontece no financiamento, por exemplo. Basta o pagamento da primeira parcela para entrar no grupo.

Entenda se vale a pena fazer consórcio de veículo

O consórcio de carros funciona da seguinte forma: você precisa de um crédito para aquisição de um veículo. Esse crédito, no consórcio, é denominado carta de crédito. Há várias opções disponíveis e é necessário solicitar à instituição uma simulação de cada uma delas, que estiverem dentro das suas possibilidades, claro. Ao identificar uma carta de crédito no valor ideal para que você consiga efetivar a compra do carro que escolheu, é preciso se atentar a outro fator: a taxa administrativa. É um valor cobrado pela instituição administradora do consórcio, já que é ela quem organizar o grupo e possibilita que o consórcio seja concretizado.

Essa taxa administrativa do consórcio de carros não possui valor fixo e muda de administradora por administradora. Então, vale a pena cotar e comparar os valores para encontrar a melhor opção para o seu bolso.

Feito isso e escolhida a melhor opção, para que de fato você entre no consórcio de carros e comece a participar do grupo, é necessário pagar a primeira parcela.

Uma vez no grupo, você precisa aguardar o prazo do consórcio para que, no fim de alguns anos, possa ser contemplado com a carta de crédito e adquirir o seu auto.

Mas aguardar até o fim do consórcio não é a única opção para ser contemplado no consórcio de carros. Durante todo o ano, geralmente de 1 a 2 vezes por mês, existem outras duas possibilidades de antecipar sua contemplação: sorteio e lance.

O sorteio funciona como o próprio nome diz: se você for sorteado dentre todos os participantes do grupo, leva a carta de crédito. Se não for sorteado, continua no grupo e aguarda o próximo sorteio.

O lance acontece em paralelo ao sorteio. Se você tiver um determinado valor guardado, ou recebeu uma quantia, como o décimo terceiro e suas férias, por exemplo, pode dar lances durante o consórcio de carros. Assim como em um leilão, quem der o maior lance, leva a carta.

A grande vantagem em dar lances é que você pode ir fazendo uma poupança e dar o lance no momento certo. Se você tiver um Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), também pode utilizar como lance. Dessa forma, se conseguir utilizar o FGTS, somado ao seu décimo terceiro e férias, conseguirá um bom percentual para dar de lance, aumentando a possibilidade de ser contemplado mais rápido.

Independente se você for sorteado ou contemplado ao dar um lance, precisa continuar arcando com o valor das parcelas até o seu consórcio de carros acabar.

Por fim, se você não tem pressa para adquirir o seu carro e pode esperar, o consórcio de carros se constitui como uma das melhores opções do mercado para adquirir seu auto dos sonhos.

Que tal começar a cotar com as melhores administradoras agora? Acesse: Simulação Consórcio. Boa sorte 😉