O Consórcio é uma das formas mais praticas e com menores custos para compra de bens, seja um automóvel ou imóvel isso porque por padrão, os planos de consórcio não possuem taxas de juros, apenas uma taxa de administração cobrada pela administradora para gerenciamento dos recursos do grupo.

A modalidade de consórcio funciona basicamente com a união de um grupo de pessoas interessadas na aquisição de um mesmo bem ou serviço, esse grupo de pessoas divide o valor total pelo prazo que desejam adquirir o bem e conforme o grupo vai acumulando as parcelas, existe um sorteio onde os participantes vão sendo sorteados com a liberação do recurso total para a aquisição do bem ou serviço desejado.

Os grupos de consórcio mais comercializados são os de imóvel e automóvel, devido suas características que em alguns casos são mais vantajosos que um financiamento, além disso, uma das linhas de consórcio que vem ganhando espaço no mercado é o Consórcio de Reformas, que tem o objetivo de acumular recursos para ser aplicado em uma reforma de seu imóvel.

Veja também:
Saiba tudo sobre Consórcio de Imóvel

Porque contratar um Consórcio de Reforma?

O Consórcio de reforma é uma excelente opção para pessoas que não estão com tanta pressa para realizar a reforma e tem dificuldade em guardar dinheiro de maneira convencional. As principais vantagens são a possiblidade de parcelamento em longos períodos e também as taxas de administração que costumam ser menores que juros de operações de financiamento.

Os principais pontos que devem ser considerados é que a liberação do recurso do consórcio é realizada apenas em três situações, sendo o sorteio, finalização do prazo final de acumulo de recursos ou por meio de lance de contemplação, onde você antecipa o pagamento de parcelas para tentar liberar antecipadamente o recurso.

É importante ressaltar que financeiramente avaliando, os lances em consórcios não costumam ser tão vantajosos, já que o valor da taxa de administração é cobrado sobre o valor do crédito, portanto antecipar parcelas não irá reduzir a taxa cobrada pela administradora do grupo, porém são a melhor alternativa caso precise liberar o crédito de maneira mais rápida.

Aproveite e simule o seu Consórcio.

Requisitos para utilização do Crédito

O Consórcio de reformas tem algumas particularidades que devem ser consideradas sempre antes da contratação do plano, vamos listar abaixo algumas considerações importantes:

Documentação solicitada

Para utilização do crédito é fundamental que o imóvel reformado seja de sua propriedade, será necessário apresentar também o orçamento para realização do serviço, além do cronograma físico-financeiro da realização da obra, além de memorial descritivo e o projeto de execução, ou seja existe uma certa burocracia para a concessão do crédito que pode encarecer um pouco o projeto.

Crédito apenas para Mão de obra

A primeira característica é que o valor do crédito do consórcio de reformas não pode ser utilizado para a compra de materiais para reforma, apenas para o pagamento da mão de obra do profissional que prestará o serviço. Para exemplificar, vamos supor que queira realizar a pintura do seu imóvel, você poderá utilizar o crédito apenas para pagar o profissional, as tintas e materiais necessários devem ser comprados com recursos próprios.

Escolha do Profissional

Neste meio de construção, existem dezenas de profissionais que trabalham na informalidade, caso você vá realizar o pagamento da mão de obra através do consórcio, será necessário que o profissional tenha uma empresa aberta, com emissão de nota fiscal do serviço prestado, pra que o recurso seja liberado.