Para quem está procurando uma alternativa diferente para financiar uma compra, o consórcio é uma boa opção. Basicamente baseado na união de pessoas tanto físicas quanto de jurídicas de grupos, o consórcio é uma modalidade de compra que forma uma poupança para a aquisição de bens ou serviços, através da formação desses grupos feita por uma administradora de consórcios.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE CONSÓRCIO

A partir do momento em que a administradora atinge o número mínimo de cotas, ela inicia as assembleias de consórcio, que são agendadas mensalmente para que sejam realizados os sorteios para contemplação dos consorciados. –

Todos os consorciados têm a mesma chance de ganhar, já que é feito um sorteio aleatório e, assim que o consorciado for contemplado, ele adquire uma carta de crédito, ganhando o direito de compra do bem ou serviço desejado.

Caso o dono da cota queira aumentar as chances de ser contemplado, além do sorteio há a possibilidade de se ofertar um lance no consórcio. Neste caso acontece o adiantamento do valor das parcelas pelo participante. Uma vez que o valor em caixa do consórcio e o valor do lance ofertado forem suficientes para obter uma unidade do bem, é possível fazer a oferta.

Entenda como dar um lance no consórcio

Agora que exemplificamos o que é o consórcio e a partir de qual momento você consegue dar um lance, vamos explicar como você pode conseguir dar um lance no consórcio.

Primeiro de tudo, é necessário contatar a administradora antes da assembleia do mês e informa-la sobre o interesse em dar um lance. Formalizando o interesse, é imprescindível que especifique o valor a ser ofertado.

Caso o seu lance seja o vencedor, se dá o início ao processo de compra do bem ou serviço desejado. Se o seu lance não for contemplado, entretanto, o processo continuará como já estava sendo, através de parcelas mensais, ou seja, o lance que não for o vencedor não fará diferença alguma no processo do consórcio.

Antes de dar um lance no consórcio, é importante entender quais os tipos disponíveis e qual é o mais indicado para o valor que você tem a ofertar.

Tipos de lance no consórcio

No lance livre não se é determinado um valor a se ofertar e qualquer consorciado pode fazê-lo. Quem deseja oferecer esse lance, deve primeiro definir a quantidade de cotas da oferta e informar a administradora. O participante que tiver feito o maior lance, é quem ganha. Em caso de empate, a administradora decidirá o critério para definir o vencedor – normalmente através de sorteio.

Já o lance fixo é um percentual fixo determinado pela própria administradora de consórcio. Em caso de mais de um participante oferecer esse lance, o desempate também é feito através de sorteio.

Consulte sempre a administradora do consórcio para se informar sobre as regras do contrato antes de oferecer um lance. É preciso estudar também o histórico do grupo de consórcio que está participando para saber se o valor que pretende dar de lance é viável ou não.

VEJA TAMBÉM:

Consórcio: Como saber se um consórcio é confiável?