Uma das dúvidas que mais cerca os brasileiros é de saber se está negativado. Todo mundo tem (ou deveria ter) um CPF. E cada um a seu tempo e por seus motivos pode querer saber como anda o seu próprio nome no mercado.

Então fica a dica: O caminho para isso é checar em algum serviço de proteção de crédito e a consulta do seu nome no Serasa é totalmente gratuita, e ainda pode consultar seu score de créditos.

Uma das principais razões para verificar o CPF é saber se há alguma dívida ou negativação no nome. Atualmente cerca de 60 milhões de pessoas inadimplentes.

Para sair dessa situação é limpar o nome, e o primeiro passo é saber o tamanho da dívida e renegociar. Com o Serasa consumidor, você pode consultar seu CPF grátis pelo celular ou pelo próprio.

As duas opções são os caminhos mais fáceis e após um cadastro simples você receberá na mesma hora a informação sobre o seu nome no Serasa consumidor. Se tiver alguma dívida em seu nome, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas.

Por que posso ficar negativado?

Uma negativação acontece quando uma pessoa tem alguma pendência com dívidas. Manter suas contas em dia é certamente, muito importante. Mas existem situações em que saber se você está ou não com o nome sujo é essencial.

FAÇA A CONSULTA DO SEU CPF GRATUITAMENTE

Para pedir um empréstimo, por exemplo, é muito comum que as instituições consultem seu CPF em busca de alguma pendência. E, nessas situações, estar negativado ou não vai por realizar o empréstimo ou, se ele for aprovado, as taxas cobradas com certeza serão mais caras.

Isso acontece porque as empresas de empréstimo entendem que o risco de inadimplência do crédito é maior se você está negativado. Assim, as taxas cobradas são mais caras para cobrir o risco. Portanto, consultar antes como está sua situação é indispensável.

Por onde começar a consulta?

Em primeiro lugar, existem três órgãos que disponibilizam a lista de negativados do Brasil: Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC.  E você precisa consultar seu CPF nas três entidades para saber se está com o nome sujo.

Isso acontece porque cada uma dessas instituições tem acesso a informações de determinadas empresas, ou seja, talvez uma delas tenha dados recolhidos das “Lojas Americanas”, e outra não. Assim, pode acontecer de você consultar o site da Serasa e estar tudo certo por lá, mas seu nome estar sujo no SPC Brasil.

Dica extra: se quiser se certificar que está tudo em ordem com seu CPF, sugerimos que você consulte o registro no Banco Central).

Caso o consumidor descubra que está com o nome sujo, as plataformas também informam o valor da dívida, a quem se está devendo e um telefone para contato, para tornar mais fácil a negociação e o pagamento.

  • São inúmeros os motivos para você consultar CPF, alguns deles são para poder se organizar melhor financeiramente por exemplo, ou em casos de que não reconheça a dívida possa resolver o problema em seu nome.

TAMBÉM PODERÁ TE INTERESSAR:

Consulta CPF: Como saber qual é o meu Score?