Você com certeza tem uma conta bancária, não é mesmo. Mas você sabe em qual modalidade ela se encaixa? Hoje vamos falar sobre a conta salário, o que é, qual a diferença para uma conta normal e se é vantajosa para você. Confira!

O que é conta salário?

A conta salário é uma modalidade de conta bancária criada exclusivamente para recebimento de valores referentes a pagamento de salários de empresas a seus funcionários. Também é através dela que você recebe todos os demais valores referentes ao seu vínculo empregatício como décimo terceiro e férias.

Qual a diferença da conta salário para uma conta normal?

A principal diferença é que na conta salário não existe cobrança de taxas como na conta normal, no entanto também existe restrição serviços. Por exemplo, a conta salário somente aceita depósitos realizados pelo empregador, não sendo possível realizar transações de pessoa física.

Em que casos e vantajoso abrir uma conta salário?

A conta salário é muito vantajosa para quem não tem o hábito de utilizar os demais benefícios oferecidos pela conta normal, como depósitos, cartão e crédito, cheque. Então se você vai abrir uma conta exclusivamente para receber o seu salário, não tem motivo para pagar taxas de uma conta que você não irá utilizar.

Mas se você já possui uma conta e deseja receber o seu salário neste mesmo canal, você tem esse direito. A empresa pode sugerir um banco para abertura de conta, mas não existe a obrigatoriedade, a escolha é sempre do funcionário.

Muitas empresas fecham parcerias com instituições financeiras para que seus funcionários abrirem suas contas com eles. Essa parceria geralmente é vantajosa para a empresa, e em alguns casos também pode ser para você, já que os bancos buscam essas parcerias através da concessão de benefícios.

E então, conseguimos esclarecer suas dúvidas. Agora você já sabe como funciona uma conta salário.