Praticamente toda a população brasileira tem pelo menos uma conta bancária. É através dela que recebemos salários e outros proventos financeiros e realizamos transações financeiras. Mas você conhece os diferentes tipos de contas? Venha entender diferenças entre conta corrente, conta poupança, conta digital e conta de pagamento.

1.      Conta corrente

É a modalidade de conta mais comum que encontramos no mercado. Através dela é possível realizar todas as transações financeiras mais básicas, como por exemplo: depósitos, saques, transferência, e até mesmo solicitar empréstimos bancários.

2.      Conta Poupança

É uma conta criada para guardar dinheiro. É muito similar a conta corrente, no entanto possui uma garantia de rendimentos previstos em lei, que atualmente é 70% do valor da taxa SELIC, mais a TT – Taxa Referencial. Mas é importante ficar atento pois algumas modalidades têm restrições de acesso e saques dos valores.

3.      Conta de pagamento

É uma modalidade de conta que visa a inclusão e a competitividade entre as instituições bancárias, sendo que, permite que outras empresas prestem serviços básicos referentes a pagamentos. No Brasil é regulamentada pela Lei 12.865 de 2013.

O que a diferencia de uma conta corrente convencional é que o valor do saldo do cliente não pode ser aplicado livremente, e sim deve ser aplicado exclusivamente ao Banco Central.

4.      Conta Digital

É uma modalidade de conta corrente, onde o usuário realiza as transações de forma eletrônica, via internet, smartphone ou terminais de atendimento eletrônicos. Em contra partida tem taxas e tarifas isentas ou mais baixas do que as tradicionais. São a modalidade de conta corrente que mais cresce no Brasil e já possui milhões de adeptos.

Basicamente todas as modalidades de contas possuem os mesmos objetivos, mas é importante conhecer cada um deles, para que você possa fazer a melhor escolha na hora de abrir a sua conta.