Uma é voltada para quem precisa movimentar e uso diário, a outra é para quem deseja guardar dinheiro, veja a diferença entre as contas corrente e poupança e saiba qual a melhor opção para os seus objetivos.

Quando um cliente vai abrir uma conta bancária pela primeira vez, sempre surgem algumas dúvidas para saber qual é melhor escolher, entre os tipos de conta mais comuns estão: a conta corrente e a conta poupança, mas quais as principais diferenças entre as duas?

Basicamente a diferença principal está no uso, a conta corrente é usada para a movimentação, saques, pagamentos e transferências, já a conta poupança deve ser utilizada pra guardar dinheiro, pois a cada 30 dias o valor que está parado na conta poupança gera rendimentos, então se tem algum dinheiro que irá ficar parado por mais de 30 dias na conta corrente a melhor opção é transferir para a poupança.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO PARA ABRIR SUA CONTA CORRENTE

A conta corrente deve ser usada para o dia a dia, para clientes que necessitam de uma movimentação, uma forma facilitada de realizar pagamentos e ter acesso a outros serviços, os bancos oferecem obrigatoriamente 4 tipos de contas básicas que contemplam um número determinado de serviços e cada banco cobra um valor para cada tipo de conta. Além de um cartão de débito para saques, a conta corrente oferece ao cliente que escolher essa opção:

-Cartão de crédito desde que seja solicitado e desbloqueado pelo usuário da conta;

-DOC (documento de crédito) e TED (transferência eletrônica disponível) estes serviços permitem ao cliente fazer transferências entre bancos diferentes da conta original;

– Cheques: O titular da conta tem acesso a folhas de cheque;

– Extrato Mensal: Acesso a todas as movimentações realizadas na conta durante o mês;

-Internet Banking: O titular da conta pode acessar pela internet, e realizar algumas transações online.

– Crédito pessoal: Os bancos disponibilizam a alguns clientes um crédito que pode ser sacado facilmente direto da conta corrente, a solicitação do crédito pode ser feita pelo internet banking ou no caixa eletrônico.

Já a conta poupança é voltada para quem não precisa utilizar o dinheiro diariamente, pois o uso ideal é não mexer no dinheiro por no mínimo 30 dias. Os valores são calculados e creditados a partir do dia em que a aplicação foi feita, por exemplo se o valor foi aplicado no dia 10, o rendimento será creditado no dia 10 do próximo mês. A taxa de rendimento é calculada com base na taxa SELIC, quando está acima de 8,5% ao ano o rendimento é de 0,5% + taxa referencial, se estiver igual ou abaixo de 8,5% o rendimento é de 70% da taxa SELIC + taxa referencial. Outro benefício da conta poupança é que não existe carência para o resgaste, o titular da conta pode retirar o dinheiro quando precisar. A conta poupança não tem taxas, e com isso tem limite de movimentação, geralmente neste tipo de conta são oferecidos por mês dois saques, dois extratos, duas transferências para conta corrente do próprio titular e consultas ilimitadas pela internet.

 

LEIA TAMBÉM:

Conta corrente, conta poupança, conta digital e conta de pagamento: Entenda a diferença