Quando você vai ao banco para abrir uma nova conta, uma pergunta recorrente é se você deseja abrir conta corrente ou conta salário. No caso, se a opção for conta salário, você deve ter em mãos algum documento com um pedido da empresa em que trabalha, já se a opção for a conta corrente, você precisará dos documentos solicitados pelo banco, para comprovação do seu histórico de crédito.

Saiba as diferenças mais comuns entre a conta corrente e a conta salário

Com a conta salário o cliente tem acesso à serviços bancários destinados a transações relativas à empresa x contribuinte: recebimento de salários, pensões, férias, décimo terceiro.

Na conta salário, as responsabilidades financeiras são do empregador, portanto é possível abrir este tipo de conta mesmo que você possua alguma pendência financeira, já que não é necessário realizar uma análise de crédito do empregado.

Outro ponto positivo da conta salário são as taxas, que são menores. Além de você conseguir transferir seu dinheiro de forma gratuita para sua conta corrente ou poupança, você tem direito à cinco saques gratuitos por mês.

SAIBA COMO ABRIR CONTA CORRENTE ONLINE

Mas como tudo no mundo, há também as desvantagens. A conta salário tem algumas limitações. Caso você necessite de serviços como transferências para contas de terceiros, realizar pagamentos online ou pagar contas no débito automático, a conta salário não é a mais indicada para você. Essas operações não são disponíveis na conta salário e se você precisa realiza-las, a taxa cobrada é bem mais alta do que o normal. Além de não ser permitida a solicitação de um cartão de crédito com este tipo de conta. Então caso você necessite de alguns desses serviços com regularidade, abrir uma conta corrente é o mais indicado.

A conta corrente é feita mediante a uma análise de crédito, e caso você esteja inadimplente, não será possível abri-la. Isto se deve ao fato de ser um tipo de conta mais completo e ter certos tipos de benefícios que são possíveis apenas para pessoas com um histórico financeiro confiável.

Com a conta corrente você consegue fazer todo tipo de transação, seja saques, pagamentos, depósitos e transferências ou movimentações do saldo. Ou seja, esta conta é feita para quem precisa movimentar suas finanças com regularidade.

Além de uma maior facilidade para transações, com a conta corrente você pode fazer uso do seu cheque especial, possuir talões de cheque e cartões de crédito. Outro diferencial, é que é possível ter mais de um titular gerenciando a conta corrente.

Para aqueles que tem pouco tempo livre, com a conta corrente é possível fazer tudo online, desde pagamentos à consultas de saldo e extrato, através do internet banking. Mas apesar de tantos benefícios, é uma conta mais cara, já que é tudo tarifado. As taxas geralmente são altas, principalmente se você acaba utilizando o benefício do cheque especial.

Em resumo, a conta salário, apesar de mais econômica, possui diversas limitações e a conta corrente é completamente versátil. Cabe ao cliente saber sobre suas movimentações financeiras para definir qual das duas é mais indicada para si.

TAMBÉM PODE TE INTERESSAR:

Diferença entre conta corrente e conta poupança