Ministrado em um ambiente virtual a graduação EAD vem se tornando uma ótima opção para quem deseja estudar, mas não consegue estar de forma presencial na instituição.

Para escolher a graduação EAD o aluno tem que pensar na sua rotina e ver se cabe nas demandas desta modalidade e se a proposta de ensino se encaixa com o que você deseja para sua graduação.

Geralmente os cursos de graduação EAD tem uma variação de acordo com a área escolhida, algumas tem mais atividades práticas que outras, mas eles costumam ter uma estrutura básica comum, tanto em relação a parte tecnológica quanto na humana.

Segundo o Ministério da Educação graduação EAD é a modalidade em que os professores e alunos estão separados de forma física e temporal e por isso são utilizados o ambiente virtual para o ensinamento do conteúdo, para acessar a sala de aula aluno e professores precisam realizar um login.

ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO PARA SUA GRADUAÇÃO

Existem muitas plataformas para graduação EAD, cada instituição customiza a sua de acordo com as necessidades do curso. O conteúdo é passado por vídeo aulas e aulas ao vivo, além de textos e exercícios fazendo com que o aluno aprenda a partir de uma visão 360 com multimeios. Geralmente a estrutura é dividida em abas ou seções. Fazer graduação a distância demanda um conhecimento prévio de informática já que tudo que é necessário para a formação está no ambiente virtual. Mas também traz muitos benefícios já que a tecnologia pode trazer novas ferramentas que melhorem ainda mais o aprendizado.

A graduação EAD permite maior autonomia e autodisciplina do aluno, mas mesmo não tendo o encontro físico com o professor este tem muitas responsabilidades para que o curso seja proveitoso e suficiente para a aprendizagem, o professor precisa pensar em exercícios que extraia o melhor do aluno quando ele estiver estudando pelo ambiente virtual. Os cursos de graduação EAD geralmente são formados por um professor e por um tutor, o primeiro é responsável pelo conteúdo, desenvolvimento da atividade, indicação de leituras necessárias para melhor absorção da matéria, por avaliar o aluno, executar o planejamento acadêmico e estão disponíveis para sanar dúvidas em possíveis aulas presenciais ou nos polos presenciais. Já o tutor tem a função de manter o contato direto com o aluno, mesmo que pelo ambiente virtual, ele serve de ponte entre o aluno e o professor e é fundamental para a aprendizagem efetiva. Explicando de uma forma mais prática os professores são especialistas nas disciplinas e o tutor é treinado para agir na graduação EAD em si, o tutor é responsável também por auxiliar os alunos identificando dificuldades e realizando feedbacks sobre o desempenho.

Por mais que a graduação EAD use o ambiente virtual, muitas instituições ainda mantem algumas atividades presenciais, como encontros para transmissão de vídeo aula ao vivo, provas, feiras e disponibilizam em seus polos biblioteca e locais de estudo possibilitando maior interação entre os alunos e a graduação.

Entre as vantagens está que o aluno não precisa se deslocar para ter acesso ao conteúdo e tirar suas dúvidas e os cursos de graduação EAD são certificados pelo MEC então ao final no curso o aluno recebe o seu diploma de graduação do curso como qualquer outro curso presencial

TAMBÉM PODE TE INTERESSAR:

Como conseguir descontos na graduação