Mesmo o empréstimo sendo a melhor opção é preciso analisar e verificar a atual situação financeira antes de solicitar.

O empréstimo não é a melhor opção para problemas financeiros, mas existem casos que não tem para onde fugir, em situações que envolvem saúde ou na compra de bens com alto valores, o empréstimo acaba sendo uma boa alternativa. Mas mesmo chegando à conclusão que é necessário fazer a solicitação é imprescindível saber o momento certo e identificar qual crédito é o que se encaixa melhor na sua necessidade.

É preciso analisar também a atual situação, porque ao assumir um empréstimo você terá se responsabilizar em pagar as parcelas do seu contrato em dia, para que não tenha problemas maiores. Mesmo sendo uma grande necessidade deve-se ter planejamento ao solicitar um empréstimo.

A primeira ação ao pensar em solicitar um empréstimo é fazer um balanço geral da atual situação financeira analisar o saldo da conta bancária e outras dívidas que já tenha, além dos gastos fixos, que estes não têm como fugir, coloque tudo no papel e veja se o empréstimo cabe no seu orçamento. Depois é ver o plano de parcelamento que será melhor, levando em consideração as contas que já tem.

Veja as 7 situações que vale a pena solicitar um empréstimo

01) Pagar dívidas

Se está endividado e precisa de dinheiro o empréstimo pode ser uma boa solução, mas lembre-se de avaliar as formas de pagamento da dívida e sempre negocie, se for possível tente um desconto para o pagamento à vista.

02) Pagar o cartão de crédito

Quitando o cartão de crédito você se livra dos juros mais altos e consegue pagar uma parcela que cabe no seu bolso, além disso continua com o limite do cartão para alguma emergência.

03) Pagar o cheque especial

Depois do cartão de crédito o cheque especial tem a maior taxa de juros, por tanto sem dúvidas, solicitar um empréstimo e quitar essa dívida é melhor do que ficar perdendo o valor que cai na conta, o valor pode ser pago em pequenas parcelas com uma taxa de juros menor.

04) Para comprar um bem de alto valor

O sonho da casa própria ou do carro pode se tornar realidade se você solicitar um empréstimo, e manter as parcelas que cabem no seu orçamento.

05) Em casos de urgências e emergências

Nunca se sabe quando algum imprevisto vai aparecer, casos de saúde, uma viagem de última, ou conserto do carro. Casos de extrema urgência precisam ser resolvidos, se você não tem um dinheiro guardado, recorrer ao empréstimo é uma ótima solução, você conseguirá o montante em pouco tempo e fará o pagamento em pequenas parcelas. Mesmo assim é importante

06) Investir no próprio negócio

Uma tarefa muito difícil é ter todo o valor necessário para iniciar um negócio, por isso solicitar um empréstimo pode ser uma boa opção, escolher um parcelamento que encaixa no seu bolso é muito importante e a partir do crescimento do negócio você pode ir quitando as parcelas futuras.

07) Investir em educação

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, então ter um segundo idioma ou uma pós-graduação é essencial para estar bem colocado no mercado, o empréstimo facilita esse investimento na sua carreira.

Seja qual for a situação, é sempre preciso cautela e avaliar todas as possibilidades antes de solicitar um empréstimo.

VEJA TAMBÉM

Empréstimo para negativado: Saiba mais