O empréstimo consignado é uma opção de crédito com muitas vantagens para quem precisa de dinheiro rápido com juros baixos.Esse é o principal motivo que tem despertado a atenção das pessoas que querem pagar suas dívidas, realizar um projeto ou até mesmo investir em algo.

Se você também está curioso sobre como funciona essa modalidade da linha de crédito pessoal, continue a leitura.

Como o empréstimo consignado funciona?

O empréstimo consignado é diferente de um simples empréstimo pessoal ou financiamento. As parcelas são descontadas direto da folha de pagamento ou do benefício, o que leva o índice de inadimplência para aproximadamente zero.

Assim, não é preciso ter que justificar a utilização do dinheiro ou usar um grande bem material como garantia. Confira abaixo nosso passo a passo de como solicitar esse tipo de crédito

  • Primeiro você deve verificar qual a sua margem para consignado. Ela é baseada na legislação do Banco Central, que diz que os valores das parcelas não podem ultrapassar mais de 33% da renda líquida do trabalhador, para não comprometer o orçamento;
  • Por meio dos seus dados pessoais e do valor da sua renda, a instituição financeira à qual você está recorrendo vai avaliar sua situação e definir quanto você pode tomar emprestado;
  • Após essa fase e sendo aprovado, o valor que você consignou entrará na sua conta em até 24 horas;
  • As parcelas são descontadas na folha de pagamento da instituição a qual você recebe o salário, e o valor depositado na sua conta será a diferença que sobrou. Geralmente são divididos até 72 meses.

Quem pode fazer o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o desconto é feito em folha, sendo responsabilidade da empresa ou instituição repassar o valor para o banco ou financeira. Contudo, as parcelas desse empréstimo podem ser descontadas do benefício social.

Isso quer dizer que apenas pessoas trabalhando no mercado formal de carteira assinada ou aposentados e pensionistas podem solicitar esse tipo de crédito.

Ainda assim, é preciso verificar se o empréstimo consignado faz parte do contrato que a empresa tem com o banco ao qual ela faz os pagamentos dos funcionários.  Caso, ela  não ofereça essa disponibilidade no seu contrato de prestação de serviço,é impossível ter acesso ao crédito consignado por essa via.

Como solicitar o empréstimo consignado?

Esse processo é, na verdade, muito simples: basta ir à uma agência solicitar. Alguns bancos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, usam a perspectiva de crédito consignado pré-aprovado, o que facilita muito a liberação.

Normalmente, você pode consultar essa disponibilidade pelo próprio aplicativo de internet banking.

É importante lembrar de que, mesmo na opção consignada, o banco ainda faz uma análise financeira da sua vida para saber se você terá capacidade de pagar sem ficar com problemas.

Destaca-se que esse tipo empréstimo consignado não deve ser compreendido como uma renda extra, mas como um investimento que resultou em parcelas com juros. Por isso, é preciso ter muito planejamento e organização antes de solicitá-lo.