Ter uma maquininha de cartão de crédito proporciona diversos benefícios não só para o consumidor, que tem mais poder de compra e pode parcelar no cartão de crédito, como também para o comerciante, que ao ofertar mais uma opção de pagamento, acaba ganhando mais um cercado potencial de venda, conquistando mais clientes e garantindo próximas vendas.

No entanto, ter uma maquininha de cartão de crédito já deixou de ser diferencial. Com a facilidade de pagamento proporcionada pelos cartões de crédito, é difícil encontrar alguém que faça compras em dinheiro vivo. Dessa forma, se você quer ampliar os lucros do seu negócio, ainda que você seja um Microempreendedor Autônomo (MEI), é fundamental que faça uso de uma maquininha de cartão de crédito.

Após pesquisar no mercado e escolher a sua, como fazer para controlar as vendas provenientes de cartões de crédito na maquininha? Esse processo é fundamental para que você tenha total controle de tudo que entra e sai da sua loja. Ter o controle das suas finanças, fazendo balanços e projeções só tem a acrescentar na sua programação mensal e anual do seu negócio. E isso é muito simples de fazer na maquininha de cartão de crédito. Acompanhe:

Como gerenciar os recebíveis da maquininha de cartão de crédito?

Quando conquistamos a nossa tão sonhada maquininha de cartão de crédito, passamos a oferecer a modalidade de cartão de crédito como pagamento a nossos clientes, ficamos felizes da vida, pois sabemos que isso impacta diretamente em crescimento e decisão de vendas. No entanto, quem já trabalha com cartões de crédito sabe como é trabalhoso fazer o controle de caixa e manter as finanças em dia, sabendo exatamente o dia que cai cada pagamento.

Além da dificuldade em organizar esses valores e datas no seu controle de finanças, ainda precisa saber lidar com as taxas dos cartões e a administração de fraudes ou possíveis estornos.

Assim, como ter um controle efetivo de todas as vendas na maquininha de cartão de crédito?

  • Tenha uma planilha para registrar todas as vendas de débito, que não caem na mesma hora. Em geral, leva até 30 dias para que o pagamento caia na sua conta. Dessa forma, é importante avaliar junto a sua maquininha de cartão de crédito qual é o prazo para receber o valor de compras feitas por cartões de débito, de modo a preencher corretamente a sua planilha e ter um bom capital de giro para manter o negócio até lá.
  • Avalie qual é o percentual de taxa sobre cada transação de crédito e aplique na sua planilha, de modo que a cada transação onde você aplique o valor, a própria planilha já calcula para você o valor da taxa.
  • Essa planilha de controle de recebíveis da maquininha de cartão de crédito, precisa conter as seguintes informações a serem registradas: data da venda, valor da venda, bandeira do cartão, tipo de pagamento (débito, crédito e, se crédito, em quantas vezes). Dessa forma, você começa a analisar mês a mês todas as entradas e saídas, e começa a projetar o próximo mês e fazer um balanço melhor das suas finanças no geral.

Essas dicas valem para pequenos negócios. No entanto, já há algumas opções de maquininha de cartão de crédito disponíveis no mercado já possuem aplicativo onde você pode fazer toda a sua gestão por lá, de forma totalmente prática e segura. Vale a pena conferir! Fica a dica para você conhecer as 4 Melhores Maquininhas de Cartão de Crédito que podem ser utilizadas até por Ambulantes.

Agora que você já sabe como é importante ter um controle de recebíveis do cartão de crédito para fazer um balanço e projetar os próximos meses do seu negócio, vale a pena pesquisar as melhores opções de maquininha de cartão de crédito do mercado, para avaliar qual delas é a mais vantajosa para você. Há opções para todos os tipos de negócio e, com certeza, uma delas se adequará ao seu perfil. Comece já a sua Cotação de Máquina de Cartão de Crédito e dê um novo passo com o seu negócio.