Se você possui uma loja, ou qualquer tipo de estabelecimento comercial que realiza vendas, sabe como uma maquininha de cartão de crédito é importante para atrair uma maior quantidade de clientes e também proporcionar alternativas de pagamento muito mais cômodas e práticas, inclusive com a possibilidade de parcelamento de produtos sem risco de crédito.

Outra vantagem que sempre deve ser levada em consideração é a segurança da sua loja ou estabelecimento, é que as vendas realizadas na maquininha de cartão de crédito serão creditadas diretamente na sua conta corrente, sem risco de ocorrer qualquer tipo de imprevisto ou atrair a atenção para altos fluxos de dinheiro em espécie em sua loja.

É claro que todas estas vantagens oferecidas pela maquinha de cartão de crédito possuem alguns custos embutidos, como por exemplo o custo de aluguel ou de aquisição da maquinha cartão de crédito, as taxas cobradas nas vendas e o as taxas de juros de antecipação de recebíveis, caso o seu fluxo de caixa necessite do dinheiro sempre no curto prazo. Mas você pode saber mais sobre as taxas aqui: Maquininha de cartão e as taxas que você precisa conhecer.

É importante apenas saber que existem no mercado muitas alternativas para reduzir ou até mesmo zerar muitos destes custos envolvidos com a contratação da maquininha de cartão de crédito, fazendo com que as vantagens de utilizar a maquinha sejam muito maiores que os custos envolvidos.

Vamos listar abaixo algumas alternativas para cada um dos custos envolvidos na aquisição de uma maquininha de cartão de crédito:

Custo de Aquisição X Aluguel da Maquininha

Existem basicamente no mercado de maquininha de cartão de crédito, duas alternativas: ou você compra uma maquininha, onde existem uma despesa inicial, sem cobrança de aluguel futuro, ou então você faz o comodato ou aluguel da máquina, onde será cobrada uma taxa mensal para utilização da maquininha cartão de crédito em seu estabelecimento.

A primeira coisa a ser sempre levada em consideração é que se você possui um volume de transações considerável por mês, você conseguirá com certeza encontrar alguma operadora de maquininha cartão de crédito que irá isentar você da taxa de aluguel, essa sem dúvida é a melhor opção, já que você não terá custo nenhum de aquisição e qualquer tipo de manutenção ou problema na máquina a própria administradora da máquina irá se responsabilizar.

Agora, se você não possui um alto volume de transações e o valor do aluguel será representativo nos seus custos, adquirir uma máquina pode ser uma boa alternativa, para não ter o custo mensal do aluguel e com a economia a máquina “se pagar” com o tempo.

É importante escolher bem antes de contratar de qualquer forma. Eu te aconselho a dar uma olhadinha em nosso Guia Completo com todas as opções de Máquinas de Cartão de Crédito.

VEJA TAMBÉM:

Máquina de cartão de crédito: Vale a pena para quem tem um pequeno negócio?

Taxas de Débito e Crédito na Maquininha de Cartão de Crédito

O principal custo relacionado as operações através de maquininha cartão de crédito, são as taxas cobradas nas transações, estas taxas oscilam bastante entre cada administradora, portanto é muito importante realizar uma boa pesquisa de mercado e cotações antes de contratar a sua maquininha.

As taxas são menores no débito, e vão aumentando conforme a quantidade de parcelas oferecida ao cliente, além de possuir em alguns casos bandeiras com taxas diferenciadas, principalmente em cartões de benefício como alimentação e refeição.

Lembre-se negocie bem antes de iniciar a operação, essas são as taxas que tem mais impacto nas suas vendas.

Antecipação de Recebíveis

Como você deve saber, todas as vendas realizadas pela maquininha de cartão de crédito, no crédito à vista ou parceladas, possuem um prazo para serem creditadas em sua conta corrente, portanto as operadoras de cartão disponibilizam para empresas que precisam de um fluxo de caixa corrente, a opção de antecipar o recebimento das vendas, seja de forma parcial ou total.

Essa operação é bastante vantajosa ao se comparar com outras operações de crédito, como empréstimos e antecipações de boletos, porém tem sim os seus custos, que podem variar de taxa zero a 5% ao mês, portanto é mais um motivo para que seja realizada uma boa pesquisa antes de se efetivar um contrato com qualquer operadora.

Agora que você já entendeu como funciona, já pode começar a Cotar e Comparar as Melhores Opções de Maquininhas de Cartão de Crédito.