– É no dinheiro ou no cartão?

– Cartão.

Diante daquela pergunta, por questões de segurança ou se comodidade, a resposta é quase sempre esta. Os consumidores estão optando cada vez menos pelo dinheiro e cada vez mais pelo cartão.

SIMULE AS TAXAS DE MÁQUINA DE CARTÃO DE CRÉDITO

Mas o que fazer quando a maquininha de cartão não funciona? E isso justo na hora de concluir a compra… não se desespere. Abaixo, algumas dicas para tentar solucionar o problema:

  • Verifique os leds e ou outros indicativos da maquininha que demonstram o seu pleno funcionamento ou não, geralmente, com luzes verdes quando funcionando e se valendo de ícones intuitivos para indicar qual é pode ser o problema: se de bateria, de conexão, de sinal etc.
  • Verifique cabos de conexão, tanto de força (energia), como de rede (internet).
  • Verifique se a maquininha de cartão está carregada e/ou conecte ao carregador.
  • Reinicie o modem/roteador da sua internet.
  • Alterne entre a conexão da rede do chip (caso sua máquina tenha chip) e a rede o Wi-Fi local, averiguando se não é um problema de acesso à internet.
  • Teste o acesso à internet de sua rede Wi-Fi por meio de outros aparelhos, o que pode indicar se o problema é mesmo na máquina ou na rede;
  • Reset ou reinicie a máquina, aguardando até que ela reestabeleça pleno funcionamento;
  • Se a máquina estiver travada e não quiser reiniciar mesmo pressionando o botão para desligar, tente retirar a bateria.
  • Se a máquina não funcionar e não for problema de rede ou de carga, contate a Central de Atendimento da empresa que oferece o serviço, o número de telefone para atendimento deve constar em um selo na própria máquina, e se não busque se informar pela internet.
  • Caso não consiga resolver o problema mesmo com o suporte oficial, considere trocar a máquina.
  • E se o problema for persistente ou recorrente, considere também trocar o seu prestador de serviço, tendo em vista que há muitas novas e robustas empresas concorrentes neste mercado de maquininha de cartão.

Caso nada disso funcione em uma emergência, para não perder a sua venda, você pode emitir um boleto de serviço e mandar por e-mail ou por mensagem para o seu cliente (a maioria dos bancos oferece esse serviço). Você pode contar com a boa vontade do seu cliente, que pode transferir direto para a sua conta por meio do internet banking dele, ali mesmo por meio do aplicativo de celular. Ou você pode acordar direto com o cliente e fazer uma nota promissória on-line com os dados dele. Entre muitas outras maneiras de se resolver este impasse.

Sim, são muitas a formas de se resolver o problema da maquininha de cartão que não funciona, assim como são muitas as formas alternativas de pagamento e várias também as formas de se fazer um acordo com o seu cliente.

Nestes e em outros casos, o que vale mesmo é confiar no seu cliente e não perder a venda!

LEIA TAMBÉM:

O que fazer quando falha o sinal da máquina de cartão?