Existem diversos tipos de plano de saúde, alguns com cobertura total, outros nem tanto, por isso é importante verificar com cuidado antes de contratar um, por exemplo, em um plano de saúde familiar o titular é o responsável pela escolha e contratação do plano e sua família serão os seus dependentes.

SIMULE PLANO DE SAÚDE AQUI

Existem convênios que limitam o número de dependentes no plano de saúde, para evitar isso deixe bem claro para o seu corretor a necessidade dessa inclusão, pois sua família pode aumentar, e a melhor opção é sempre se precaver. Verifique qual convênio dispõem dessa opção e escolha o plano de saúde adequado para você e sua família. Vamos ver como realizar a melhor escolha.

A difícil escolha do plano de saúde como proceder?

Veremos agora como proceder na difícil escolha de um plano de saúde que seja bom, com coberturas necessárias para sua saúde.

  • Um fator muito importante é verificar se o plano possuí exames de acompanhamento constante, consultas, internações e atendimento especial, no caso de doenças como diabete, problemas cardíacos e pressão alta. Alguns planos de saúde só oferecem exames e consultas de rotina, portanto fique atento em relação isso.
  • No caso de gravidez, você está informado se o seu plano oferece atendimento do pré-natal até o momento do parto? A escolha de um plano que com cobertura obstétrica é fundamental.
  • Você precisa confirmar antes de contratar um plano de saúde onde ficará no caso de internação. Existem três tipos de opções de internações hospitalares, são elas a enfermaria, o quarto compartilhado e o quarto particular.

Caso você opte pela enfermaria dividirá o seu espaço com várias pessoas e existe um tempo de visitação limitado. Se escolher o quarto compartilhado você o dividirá com mais uma pessoa, o tempo de visita também é limitado. A última opção é o quarto particular, ele é individual, você poderá ficar acompanhado de um parente praticamente o tempo todo.

  • A assistência odontológica está inclusa no seu plano de saúde? Existem convênios que oferecem esse benefício incluso com outras opções de atendimento médico, ou em um plano especifico somente para essa assistência.
  • Qual a extensão territorial do plano de saúde? Se você resolver viajar com sua família em primeiro lugar deverá averiguar se o seu plano cobre somente sua cidade ou é um plano regional, depois você pode escolher um convênio que ofereça um plano com atendimento em todo território nacional.
  • E quanto ao atendimento que o convênio oferece? Se informe sobre a rede credenciada e avalie a qualidade do serviço, existem vários sites de reclamações isso poderá ajudá-lo.
  • Em relação ao pagamento dos planos, eles oferecem um valor fixo por mês, em alguns planos ocorre um acréscimo na mensalidade, de acordo com a utilização de exames e consultas concretizados no mês vigente. Observe no contrato o tempo estipulado de atendimento dos benefícios de sua carência, isso tem que estar bem claro para você, o prazo de atendimento deve ser respeitado pelo convênio.

São diversos fatores que você deve verificar antes de contratar um plano de saúde para você e sua família, se atente a todos eles e escolha o melhor.

LEIA TAMBÉM:

O que é carência no plano de saúde e por que ela existe?