O rastreador automotivo une a tecnologia e a praticidade para promover segurança aos motoristas.

Casos de roubo e furto de veículos são muito comuns no Brasil. O país tem o impressionante dado de um furto ou roubo por minuto, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança.

Neste artigo, você entenderá como funciona o rastreador automotivo e conhecerá 6 motivos para instalar um no seu veículo.

O que é um rastreador automotivo?

O aparelho é um dispositivo pequeno e portátil, lembra um pen-drive. Além de ser muito discreto, o carro ou a moto fica com um sistema de segurança imperceptível.

SAIBA COMO ADQUIRIR O MELHOR RASTREADOR PARA VOCÊ

O rastreador é plugado na entrada OBD, que pode ficar abaixo do volante ou dentro do porta-luvas. Isso depende do tipo do veículo. O usuário pode tentar instalar sozinho ou contratar um serviço especializado.

Como funciona?

O rastreador automotivo envia dados sobre a localização do veículo para uma central de comunicação. O sinal também pode ser repassado para o usuário por meio de um aplicativo de celular. Assim, você poderá saber onde o seu veículo está a qualquer momento.

Tipos

Existem dois modelos de rastreador automotivo no mercado. O mais popular é o que usa o GPS, um sistema que transmite informações por satélite. Há ainda a tecnologia por radiofrequência, que envia sinais por antes de telefonia ou de rádio.

As principais vantagens de se adquirir um rastreador automotivo

1.Agilidade na recuperação do veículo

Em caso de roubo ou furto, o cliente deve informar a uma central de monitoramento que passará as informações do rastreador automotivo para a polícia. Assim, será possível a localização e recuperação do veículo mais facilmente.

2. Possui botão do pânico

Em casos de emergência, como em um sequestro, existe a possibilidade de acionar a funcionalidade “pânico”. Se isso acontecer, a central é avisada e a polícia também é acionada.

3. Localização exata

A tecnologia do GPS é integrada ao Google Street View, o que permite a localização precisa do veículo e a sua rota.

4. Indicado para frotas

É possível ainda realizar um monitoramento para frota de veículos. Em caso de roubo da carga, será fácil localizar o caminhão e acionar a polícia. Assim, o rastreador é ideal para quem possui um negócio neste ramo, evitando grandes prejuízos.

5. Desligamento remoto do veículo

Alguns modelos contam com a opção de desligamento remoto do veículo. Ou seja, por meio de um controle remoto, o proprietário poderá desligar totalmente o automóvel, logo após um roubo.

6. Preço mais acessível

O aparelho possui um valor de instalação e manutenção bastante acessível. Além disso, o montante pago independe do ano de fabricação do automóvel, o que barateia o custo se comparado com a contratação de um seguro. Geralmente, o valor do seguro fica mais caro ou mais barato dependendo do ano do automóvel.

Após conhecer todas as vantagens e benefícios de adquirir um rastreador automotivo, o próximo passo é pesquisar as principais marcas disponíveis no mercado. Assim, você garante praticidade e, principalmente, a segurança no seu dia a dia.

LEIA TAMBÉM:

O que é um rastreador veicular e quais suas vantagens