Manter a segurança do seu veículo é algo de extrema importância nos dias atuais e, é pensando nisso, que os equipamentos de segurança têm se tornado uma forma de aumentar a tranquilidade dos donos de automóveis.

Sabemos que existem diversos tipos de equipamentos para nos ajudar a deixar nossos veículos mais seguros, mas você sabe a diferença entre alguns deles? Sabe o que diferencia um rastreador de um bloqueador?

Algumas pessoas acreditam que, mesmo apesar da diferença no nome, rastreador e bloqueador automotivo são coisas semelhantes, iguais.

De forma geral, o bloqueador automotivo é um sistema que possui funções mais básicas do que o rastreador. Popularmente o bloqueador também é conhecido como “Corta Corrente”.

Vamos apresentar agora algumas das diferenças e semelhanças existentes entre eles.

Instalação

Uma das principais semelhanças entre rastreador e bloqueador automotivo é a instalação, em ambos é necessário que se instale, no carro, pequenos equipamentos ou aparelhos.

Funcionalidade

Como o próprio nome diz, o rastreador tem a finalidade de rastrear seu automóvel, ele funciona através de GPS ou rádio frequência e encontra seu automóvel onde ele estiver, seja através da geolocalização (quando é realizada através de GPS) ou de triangulação de área (quando é realizada através da rádio frequência).

O rastreador pode ainda conter o histórico de posicionamento do veiculo, botão de pânico, informativo por mensagens e outras funcionalidade dependendo da empresa contratada.

Da mesma forma, o bloqueador automotivo, tem sua funcionalidade em seu nome. Ele é utilizado para bloquear o automóvel e impedir que ele seja levado em caso de roubo, fazendo com que o veículo pare no meio do trajeto.

Em caso de furto do carro, é possível que você entre em contato com a central da empresa contratada e avise sobre a situação. Através de um comando, via rádio frequência, para o aparelho instalado no automóvel o sistema irá bloquear o envio de combustível para o motor, fazendo com que o carro pare de funcionar.

Alguns modelos de bloqueadores automotivos, além de realizarem essa função, também emitem um alerta sonoro informando que o carro está sendo roubado. O tempo necessário para que o carro para de funcionar, após o comando ser enviado, são apenas alguns segundos.

Ambos sistemas trabalhando juntos.

É possível que se utilize as duas funcionalidades de forma conjunta. Dessa forma você poderá localizar seu veículo e impedir que ele continue trafegando. Assim você poderá ter uma maior proteção e segurança para seu automóvel e para você.

Funcionando de forma conjunta, ao informar a central a respeito do furto, e o comando ser enviado para o bloqueador, é possível que o veículo seja localizado imediatamente, fazendo com que você recupere seu carro sem maiores transtornos.

Afinal, além do conforto e praticidade que um carro pode nos proporcionar, a sensação de segurança é de extrema importância para que consigamos viver no dia-a-dia de forma mais tranquila, focando nas coisas que mais importam e aproveitando os momentos de forma completa.