O Seguro de Automóvel é um dos planos de seguros com maior comercialização no mercado nacional, todos que possuem um automóvel, sabem a importância de se contratar um plano de seguro auto, para proteger o seu patrimônio de diversas situações que podem ocorrer no transito, tanto relacionado a acidentes quanto a questão de roubo, furto e até mesmo problemas mecânicos do veiculo que podem nos deixam na mão.

Existem hoje no mercado diversas opções diferentes de planos de seguro auto, ofertados por dezenas de seguradoras, que disputam esse grande mercado de automóveis nacional, para atrair o publico e aumentar as vendas, existem diversas variações de planos e coberturas com intuito de atender desde o cliente com perfil de baixa renda, até pessoas interessadas em serviços de alto padrão, focados também em carros de luxo, ou segmentos específicos como motociclistas por exemplo.

Os planos têm coberturas muito variadas, que vão desde coberturas extremamente básicas, como por exemplo, as assistências 24 horas que tem função de atendimento de problemas mecânicos e guinchos, até os planos mais completos que dão cobertura total do veiculo em caso de roubo, furto, incêndio colisão, além de coberturas adicionais que incluem carro reserva, cobertura para vidros, cobertura para danos pessoais e materiais a terceiros, coberturas para passageiros, entre outras.

Muitas pessoas no momento de contratação do seguro acabam focando a análise apenas do preço e esquecem de avaliar o conjunto total de coberturas, muitas vezes por pouca diferença de valor é possível contratar um plano de seguro muito mais completo, que em um momento de sinistro, pode lhe atender de maneira muito melhor, protegendo ainda mais o seu patrimônio e evitando desgastes adicionais.

Vamos listas e apresentar abaixo algumas coberturas vantajosas que muitas vezes não são conhecidas por boa parte das pessoas e que podem ser muito importantes em caso de um sinistro.

Lucros Cessantes por Paralização do Veículo

Essa cobertura é focada em pessoas que utilizam o veículo para trabalhar, vamos utilizar como exemplo um taxista, caso ocorra um acidente com seu veiculo e precise deixar o carro por 15 dias em uma oficina, isso irá afetar diretamente sua renda, tendo em vista que o veículo é sua fonte de renda. Caso tenha contratado esta cobertura, a seguradora irá indenizar, dentro das condições e clausulas contratadas, um valor referente aos dias de trabalho parado por conta do acidente com o veículo.

Cobertura para Acessórios

A cobertura para acessórios é muito importante, principalmente para veículos adaptados e motociclistas, em alguns casos os acessórios podem possuir valores bem relevantes se comparado ao valor do veículo, portanto é uma cobertura muito importante que pode proteger ainda mais o patrimônio do segurado.

Cobertura Completa para vidros e blindados

Existem coberturas para os vidros do carro, normalmente apenas para-brisa, porém podem ser estendidos para faróis, retrovisores, lanternas, teto-solar e até mesmo existem planos que cobrem vidros blindados, que tem um valor altíssimo de reposição no mercado.

Reposição de 0km

A Reposição de veículo zero quilometro é uma cobertura muitas vezes esquecida, mas tem a função de repor o seu veiculo exatamente por um do mesmo modelo e condição que você comprou, no caso 0km. Todos sabem que assim que o veiculo é retirado da concessionaria tem uma perda relevante de valor em sua tabela, caso você tenha um sinistro após um mês de utilização do veiculo e não tenha contratado esta cobertura, a seguradora irá lhe pagar o valor referente a tabela de preço de mercado, o que pode não ser suficiente para comprar novamente um veiculo 0km. Para proteger o segurado deste risco, contratando essa clausula, o valor de referencia de indenização será, pelo tempo contratado, o valor de seu veículo zero quilometro, independente de alterações de tabela de preço ou de queda de valor de mercado de seu carro.