Veja perguntas que você não pode deixar de fazer ao cotar seguro auto.

Ao comprar um automóvel uma das primeiras preocupações é fazer um seguro, ele auxilia, principalmente financeiramente, caso se envolva em acidente, colisão ou furto do seu veículo. Os custos para arrumar o carro, seu ou de terceiros, podem ser altíssimos e ninguém quer ter uma surpresa desagradável dessa. Mas como saber que está contratando a melhor seguradora? O primeiro passo é levantar as principais empresas e cotar seguro auto em cada uma, já que os valores mudam muito de uma para outra. Com as propostas em mãos ainda é preciso saber outras informações que são cruciais para escolher e entender o que está incluso no seu plano.

Veja sete perguntas que você precisa fazer na hora de cotar seguro auto e depois escolher a melhor seguradora.

1.      Qual o valor da franquia?

A franquia é o valor mínimo que a seguradora cobra para arrumar o carro, isso que dizer que quando precisar arrumar o seu veículo, o motorista terá que desembolsar esse valor para que seja feito o conserto. É importante ver se este valor está dentro do esperado quando for preciso usar o seguro.

 

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2.      A franquia é normal ou reduzida?

A diferença é no valor que o motorista deseja pagar, na franquia reduzida, o valor para acionar a seguradora é menor, mas o valor do seguro é maior, já a franquia normal o valor pago pelo seguro é mais baixo, mas ao acionar a seguradora, o motorista desembolsa um valor mais alto. Uma dica ao cotar seguro auto é comparar os valores entre seguradoras com a mesma proposta.

3.      Qual o tipo de indenização para perda total ou roubo?

Esse valor varia muito de uma empresa para outra, algumas usam o valor do veículo na tabela Fipe, outros tem um seguem um preço pré-estipulado em contrato, geralmente o pagamento é feito a partir do valor do carro naquele momento, mas antes verifique qual a proposta utilizada pela seguradora que você deseja contratar.

4.      O seguro cobre incêndios, enchentes e desastres naturais?

Muitas seguradoras veem esses casos como adicionais, caso deseje ter a cobertura deve-se informar ao corretor para acrescentar no seu contrato.

5.      Cobre danos a terceiros?

Muitas seguradoras cobrem este serviço, mas é um item adicional, este serviço inclui o conserto de danos causados em outros veículos no caso de uma colisão, por exemplo. Este serviço deve ser acrescentado ao seu plano, se o motorista transita com muita frequência em trânsitos e avenidas movimentadas.

6.      Quais serviços o seguro não cobre?

Antes de fechar, verifique o item ‘exclusão’ do contrato e converse com o seu corretor todos os itens que não estão inclusos, ao comparar com outras seguradoras este pode ser um fator diferencial para a escolha.

7.      A seguradora instala o rastreador?

A maioria das seguradoras instala sem cobrar valor adicional, se a empresa que você esta cotando oferece este serviço é importante instalar, já que como o rastreador auxilia a localização do veículo em caso de furto, o seguro acaba sendo um pouco mais barato, mas lembre-se de retirar o rastreador quando trocar o veículo.

 

Sempre busque se informar e comparar as seguradoras, ao cotar seguro auto quanto mais informações e valores o motorista tiver melhor.

 

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