A compra de um carro representa a realização de uma meta de vida para muitas das pessoas, e quanto mais difícil a conquista, maior o cuidado sobre aquele bem adquirido.

Para manter seu carro protegido, o ideal é contratar o seguro automóvel antes mesmo de sair com o veículo da concessionária ou da revendedora. E, além disso, na hora de escolher seu primeiro seguro automóvel, é necessário que compare bem quais são as seguradoras no mercado e qual o tipo de cobertura que você vai precisar para o seu carro, de acordo com o seu uso cotidiano.

FAÇA A SIMULAÇÃO DO SEGURO AUTO

Se o carro para você é um item indispensável para o seu dia-a-dia, priorize a cobertura que contempla o benefício do carro reserva, ou que disponibiliza crédito para utilizar em aplicativo de transporte, por exemplo.

É preciso ter bastante atenção também ao valor da franquia, já que, em geral, os jovens motoristas estão mais sujeitos a se envolverem em acidentes, o que encarece o preço do seguro para jovens, especialmente homens; e também que um carro novo (por vezes o primeiro carro) e que você ainda não ‘conhece’ bem pode contribuir para um possível acidente, havendo uma boa chance de você ter de acionar o seguro e pagar a franquia.

É necessário, nesse sentido considerar na hora da contratação que o valor do seguro automóvel varia conforme a idade e o sexo do segurado, em especial no caso do condutor principal, mas também se há ou não outros condutores e qual é o perfil de cada um. Até mesmo o fato de se o carro passa a noite na rua ou em uma garagem fechada influenciam no preço do seguro. E é preciso ser sincero ao dar as declarações, mesmo que isso torne o seguro mais caro, a fim mesmo de não correr o risco de perder a cobertura caso você precise acionar o seguro e algum agente da seguradora venha investigar a situação do carro.

Com tantas opções no mercado, procure o seguro automóvel que mais combina com o seu perfil. Há opções variadas para os casos de pessoas física e jurídica, assim como condições especiais para produtores rurais ou para empresas que possuem frotas de carros, mesmo que pequenas. Existem também condições especiais de compra de carro e de seguro para pessoas com Deficiência Física.

É possível também a contratação de serviços adicionais, ou que incluam estes serviços no seu plano sem que você perceba, então, faça sempre uma leitura atenta do contrato – esteja ciente de tudo que está pagando e do que tem direito!

Caso seja empregado em um uso especialmente restrito, ou seja, não ir para viagens fora de rotas já estabelecidas, você pode economizar também escolhendo por planos de seguro automóvel de acordo com a cobertura geográfica.

Ou seja, é preciso pesquisar a fundo e comparar os seguros que melhor te atendem, e que podem, às vezes, ser encontrados nas próprias agências bancárias que você já tem uma conta, ou junto a uma seguradora especializada em seguro automóvel.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:

Saiba qual é o melhor momento para fazer um seguro auto