A melhor forma de garantir a segurança dos equipamentos é a contratação de um seguro para portáteis.

A tecnologia modificou o nosso modo de realizar tarefas e está cada vez mais presente no dia a dia, equipamentos portáteis já se tornaram necessidade e nos acompanham em todos os lugares e com isso há um aumento da exposição a riscos. Para evitar preocupações o consumidor pode contratar um seguro para portáteis, algumas empresas têm cobertura nacional 24 horas por dia.

As empresas que oferecem o seguro para portáteis se baseiam no valor do aparelho e na abrangência da cobertura, entre os equipamentos segurado estão: smartphones, smartwatch, iPad, tablets, notebooks, netbooks, câmeras fotográficas, lentes, filmadoras, navegadores (GPS) videogames portáteis.

A cobertura do seguro para portáteis varia muito de uma empresa para outra, mas basicamente inclui roubos (quando há uso de violência ou ameaça a vida), furto qualificado (quando no furto há rompimento de obstáculos como arrombamento de portas, janelas e armários, exceto em automóveis) e danos físicos de origem externa e involuntária ( incêndios, raios, explosão, impacto de veículos e quedas acidentais), mas é possível contratar coberturas adicionais para danos elétricos, falhas técnicas e cobertura internacional.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO PARA SEU APARELHO GRATUITAMENTE

Na internet é possível encontrar diversas empresas que oferecem seguro para portáteis, ou pode-se contratar com corretores de forma presencial. Os documentos necessários para contratação são cópia da Nota Fiscal e descrição das características do equipamento (marca, modelo e número de série), para os importados apresentar a fatura de venda (invoice) e documento fiscal do país onde foi realizada a compra.

Os valores são calculados de forma similar ao seguro de automóveis, a empresa consulta o valor do equipamento no mercado e verificam o risco a partir de dados de sinistros. Quanto maior a probabilidade de ocorrência, maior o valor do prêmio do seguro. Em média o custo do seguro para portáveis varia de 7% a 20% do preço de um aparelho novo

A indenização do seguro para portáteis é correspondente ao valor dos prejuízos e são descontados a depreciação e a franquia, que em média é 15% do valor de um aparelho novo. Geralmente as empresas realizam três tipos de indenização:

– Reposição do equipamento por outro equivalente

– Conserto do equipamento e cobrindo os custos do reparo

– Pagamento do valor em dinheiro.

Há também uma diferença para a indenização do seguro para portáteis de acordo com o tempo do aparelho, equipamentos até um ano é considerado o valor de mercado no dia e local do sinistro, para acima de um ano é considerado igual, mas há um desconto a depreciação do aparelho. Ao contratar um seguro fica estabelecido um limite máximo de indenização, então mesmo que os prejuízos tenham sido maiores, o pagamento é feito até este valor. Há também uma

O seguro para portáteis é indicado para quem se locomove frequentemente com equipamentos de alto valor, seja de uso pessoal ou profissional, entre as vantagens de se contratar este serviço está a tranquilidade de poder sair com o seu equipamento e ter a garantia de reposição caso ocorra algum sinistro.

VEJA TAMBÉM:

Como investir na bolsa de valores