Muito se fala sobre compra e venda de veículos e aquisição de seguros automotivos. Porém os valores determinados no mercado de automóveis são pouco questionados pelas pessoas.

Existe, no país, uma tabela que regulamente o valor médio para compra e venda de veículos e seus impostos. É a Tabela FIPE Motos. Ela calcula o valor médio do veículo em questão em território nacional e estabelece um parâmetro para as negociações que serão realizadas.

Essa tabela é utilizada para a compra e venda de todos os veículos, carros, motos e caminhões, estabelecendo os valores por marca, ano e modelo.

No entanto, pouca gente sabe como ela funciona e como são calculados esses valores. Hoje vamos explicar um pouco sua finalidade, importância e como é realizado seus cálculos.

O que é a Tabela FIPE?

Em 1973 foi criada a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, uma organização de direito privado, que não possui fins lucrativos. A fundação, por ter como objetivo o apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), criou a tabela FIPE.

Essa tabela é utilizada no meio automotivo, para calcular o preço médio de um veículo. Sua principal finalidade é servir como um recurso, para parâmetros de negociações e avaliações de veículos. A tabela é atualizada mensalmente com valores de mercado.

A fundação utiliza os valores indicados do Documento Único de Transferência, o DUT, e realiza um cálculo para chegar ao valor médio de mercado. No entanto os valores não são fixos, existem fatores que podem interferir na negociação que ela não leva em conta. Sua função é estabelecer parâmetros, para que a partir disso seja possível realizar uma negociação justa e confortável para as partes envolvidas.

Qual sua importância?

Em qualquer negociação a ser realizada, cada parte interessada quer ser mais beneficiada do que a outra. Em negociações de veículos isso não é diferente. Ao comprar ou vender uma moto, sempre iremos querer o melhor preço, para quem compra ele será o mais barato, para quem vende o mais caro.

Foi por motivos assim que se criou a Tabela FIPE Motos, com ela é possível saber o valor de mercado para seu veículo e realizar uma negociação justa. A tabela considera parâmetros gerais para seus cálculos, ela não leva em consideração aspectos particulares do veículo, como cor, tipo de pintura, acessórios e estado de conservação.

Por se tratar de uma entidade sem vínculos governamentais ou empresariais, ela ganhou a confiança da população em geral, e hoje é utilizada por seguradoras, bancos, o governo e pessoas físicas e jurídicas para a compra ou venda de automóveis.

Atualmente a Tabela FIPE norteia em relação a valores de mercado para veículos, caso queria vender ou comprar uma moto, pesquise antes o seu valor, antes de negociar. Assim você saberá quanto realmente o veículo está valendo no mercado brasileiro.